Global Game Jam | Por Bruno Seabra

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22 January, 2016 at 12:05 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

O Global Game Jam (GGJ) é um evento internacional. Inspirado pela Nordic Game Jam, e criado por Susan Gold, Ian Schreiber e Gorm Lai, originalmente desenvolvido pela IGDA (Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos) que reúne os elementos de: criatividade, colaboração e experimentação. Em cada local, os participantes se reúnem para desenvolver ideias, formar pequenos grupos, criar novos jogos, que sejam criativos, inovadores, para então apresentá-los aos seus colegas da comunidade global, tudo em um período de tempo de 48 horas. A partir de 2013, GGJ é gerido pela Global Game Jam Incorporated. Em Janeiro de 2015, o GGJ gerou equipes em 518 locais e em 78 países, que ao longo do curso de um fim de semana criaram um total de 5.438 jogos. O Global Game Jam carrega uma marca registrada.

Participantes

Os participantes do Global Game Jam são de todos os níveis e de vários campos. Todos, de desenvolvedores de jogos profissionais à educadores e artistas e designers são todos convidados a participar. Uma vez que o Jam começa, os participantes trazem as suas ideias do jogo, antes, lançando essas ideias entre si e formando equipes para trabalhar juntos em um mesmo projeto.

Organização dos Eventos

Os grupos que desejem hospedar um site Jam terão de cumprir determinados requisitos. A sua localização deve ter acesso à Internet para todos os envolvidos, acesso a recursos de desenvolvimento, tais como IDE, possivelmente pré-instalado no local, um coordenador do evento, bebidas e acesso à comida nas proximidades, um relógio público com o horário de acordo com a localização e segurança para os pertences.

Em cada local, o Global Game Jam é executado continuamente por 48 horas em cada fuso horário, começando às 17:00h na data de início e terminando às 17:00h dois dias mais tarde. A programação recomendada inclui um curto período de planejamento e criação da equipe, seguido por tempo de desenvolvimento, até às 15:00 do último dia. As últimas horas são reservadas para as equipes apresentarem a sua criação para as outras. No entanto, os sites não são obrigados a seguir esta programação.

No início, aos participantes do evento é dado um tema, tais como “extinção” no Game Jam de 2011. Os participantes são convidados a criar um jogo que de alguma forma se relacione com este tema. Além disso, os participantes recebem uma lista de “conquistas”, também conhecidas como diversificadoras. Estas conquistas são projetadas para impulsionar o desenvolvimento criativo através da adição de um único ou limitante fator para seu projeto de jogo. Exemplos incluem: “ambas as mãos atadas atrás das minhas costas”, em que um jogo deve ser concebido para ser jogado sem as mãos do jogador, ou “Picasso vive”, em que a arte do jogo deve ser em um estilo cubista.

Eventos passados em  números

2009: (30 janeiro - 1 fevereiro): 53 locais, 23 países, de 1650 participantes, 370 jogos
2010: (29-31 janeiro): 138 locais, 39 países, 4300 participantes, 900 jogos
2011: (28-30 janeiro): 169 locais, 44 países, 6500 participantes, 1500 jogos
2012: (27-29 janeiro): 242 locais, 47 países, 10.684 participantes, 2209 jogos
2013: (25-27 janeiro): 319 locais, 63 países, 16,705 participantes inscritos, 3248 jogos
2014: (24-26 janeiro): 488 locais, 72 países, 23189 participantes inscritos, 4292 jogos
2015: (23-25 janeiro): 518 locais, 78 países, 28.800 participantes inscritos, 5438 jogos

Temas dos Eventos

2009 - “Enquanto tivermos uns aos outros, nós nunca estaremos longe de problemas”.
2010 - “A chuva na Espanha cai principalmente na planície” e “Decepção”.
2011 - “Extinção”.
2012 - “Uma imagem de Ouroboros”.
2013 - “Som de um coração batendo”.
2014 - “Nós não vemos as coisas como elas são, vemos como nós somos”.
2015 - “O que nós faremos agora?”

Propriedade Intelectual

Todos os jogos produzidos são criados de acordo com a licença Creative Commons Share Alike 3.0 livre não comercial, e enquanto ela continuar sendo a propriedade intelectual de seus criadores, o Global Game Jam mantém a capacidade de usar qualquer jogo como material promocional. Como parte disso e como parte da licença, cada jogo é arquivado, juntamente com o código fonte de muitos jogos digitais, no site do Global Game Jam.

Global Game Jam 2016

GGJ 16 vai acontecer dia 29 a 31 de janeiro de 2016, em 600 locais (em 87 países). No Brasil 48 locais em 34 cidades vai ser realizado o evento.

Site oficial: http://globalgamejam.org/

#GGJ16

Bruno Seabra Carneiro

Bruno Seabra Carneiro

Sobre o Convidado

Bruno Seabra Carneiro é de Manaus-AM, tem 28 anos, Bacharel em Ciência da Computação na UFAM.

E-mail: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/ideiasfera

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