Midult: conheça o segmento que é tendência para seu e-commerce | Por Alejandro Vázquez

1
25 November, 2016 at 5:13 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Midult: conheça o segmento de consumidoras que é tendência para seu e-commerce

Pergunta rápida: que tipo de público você acha que mais compra pela internet? Se essa pergunta valesse um milhão de reais, aposto que não era dessa vez que você ia entrar para a lista dos milionários.

Segundo as jornalistas Annabel Rivkin e Emilie McMeekan, um público vem chamando atenção e dominando as compras na internet: as midults,  como ficaram conhecidas, são as mulheres na faixa entre 35 e 55 anos inseridas no mercado de trabalho, maduras e assíduas usuárias da internet e redes sociais.

Pode ser que no Brasil você já tenha escutado alguma vez o termo “idade da loba” para se referir ao grupo de mulheres dessa faixa etária, o que chega a ser bem apropriado, pois assim como lobos, elas não estão para brincadeira. Estima-se que esse grupo representa cerca de 80% das compras online no mundo.

Além da presença massiva na internet, essa dominação se dá também pelo fato de estarem em maior número que os millennials, (pessoas nascidas entre os anos 80 e 90) e, não raro, serem as responsáveis pelo abastecimento da casa. Se você tem menos de 30 anos e ainda mora com sua mãe, parabéns, você também faz parte dessa estatística.

Mas nem tudo são flores na vida das midults. Ainda que sejam as principais compradoras e tomadoras de decisão da família, seu segmento ainda não foi muito explorado na internet. Até agora…

Mudança no mercado

O mercado já percebeu que existe um grande potencial de crescimento para os varejistas que apostarem nesse segmento – e que vai além do virtual. Se você já teve a sensação de que algumas lojas do seu shopping preferido estão apostando em peças mais sóbrias ou mesmo mudando o foco das coleções, você não está ficando louco, isso realmente está acontecendo.

Mesmo marcas jovens, como Abercrombie & Fitch e Hollister, por exemplo, já anunciaram mudanças no marketing dos seus produtos, que antes eram associados a “corpos perfeitos”. A ideia é conseguir atingir um público maior e que não se sentia identificado com a marca até então. Outras marcas também vem trocando jovens por modelos de mais idade em suas propagandas.

Qual o próximo passo para investir nas midults?

Segundo pesquisa do e-Bit, o segmento que mais interessa a esse público é o de moda e acessórios, seguidos de itens de saúde, cuidados pessoais, eletrodomésticos, casa e decoração, e livros.

Assim como boas lobas, enganar uma midult não é fácil. Elas costumam pesquisar muito antes de comprar um produto e não aceitam qualquer coisa que seja menos que o prometido. Desta forma, identificar que tipo de produtos elas buscam, em que rede social estão mais presentes e qual costuma ser o ticket médio dos pedidos são perguntas que podem ajudar a entender melhor o comportamento de quem está interessado em investir nesse perfil de consumidor.

O segmento de midults está se tornando o novo foco do varejo, tanto no mundo físico quanto virtual.

Se você está pensando em montar uma loja online e está pesquisando um nicho de mercado, que tal analisar se esse segmento pode ser uma oportunidade interessante para seu novo empreendimento?

Alejandro Vazquez

Alejandro Vazquez

Alejandro Vázquez

Alejandro é cofundador da Nuvem Shop e diretor de atendimento ao cliente. É apaixonado por ajudar os clientes a ter um negócio de sucesso, adora ler, correr e conhecer novas comidas e lugares.

Capa: Pixabay

Quero Escrever um GuestPost

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply