Qual é a diferença entre um vídeo tradicional e um vídeo interativo? | Por Edgar Bezerra

1
14 July, 2016 at 8:28 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Publicidade on-line: qual é a diferença entre um vídeo tradicional e um vídeo interativo?

O crescimento da publicidade digital no Brasil  demonstra  que o setor está subindo numa onda que consegue surfar a crise que o país atravessa. Em 2015, este segmento do mercado faturou mais de R$9,3 bilhões, de acordo com um informe elaborado pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), que projeta um crescimento de 12% para este ano, chegando a quase R$10,4 bilhões. A nível global para 2016, estima-se o crescimento de aproximadamente 5,9% - se compararmos com o ano passado.

A otimização e eficiência de novas ferramentas digitais fortalecem um crescimento contínuo, sobretudo se estão focadas nos resultados. É por isso que através da publicidade de vídeos interativos, novas plataformas apostam em impactar o mercado brasileiro com propostas inovadoras, flexíveis e eficazes.

Contudo, o que é um vídeo interativo e em que se diferencia de um tradicional? “O vídeo interativo é uma melhor maneira de aperfeiçoar o vídeo publicitário adicionando calls to action (chamada para ação) e despertando no usuário o desejo de interagir, permitindo que as campanhas sejam até seis vezes mais efetivas”, afirma Mariano Lo Cane, Co-founder e CEO de Cinemad , uma plataforma online que permite agregar interações de redes sociais, e-commerce e marketing a qualquer vídeo, visando melhorar sua efetividade e converter assim, um vídeo comum em um anúncio interativo.

Ferramenta como essas permitem melhorar a CTR (taxa de cliques, por sua sigla em Inglês) de cada campanha: a CTR de um vídeo tradicional, que se reproduz  em Vimeo, Youtube ou redes semelhantes de vídeo streaming tem, em média, entre 1% e 2%, em comparação com o CTR de um vídeo interativo, que varia de 5% a 12%, resultando em uma maior eficácia por parte de estes.

Vídeos interativos no Brasil

Edgar BezerraCountry Manager da Cinemad Brasil, destaca três motivos pelos quais a startup escolheu o Brasil para seu desenvolvimento: “Primeiro pelo tamanho. Somente o mercado brasileiro é quase o dobro dos outros países da América Latina juntos. Segundo, a qualidade. A criatividade brasileira sempre se destaca a nível mundial e isso é fundamental para nossa empresa. Por último, mas não menos importante, as agências full service ou 360º que existem no Brasil, são grandes parceiros nossos. Ao ser apenas um interlocutor que se interpõe em todo processo de planejamento, criatividade, produção e distribuição dos comerciais, é que podemos chegar a melhores resultados. No resto dos países do continente, temos que trabalhar unicamente com as agências de mídia, o que limita nossa capacidade de intervenção sobre a criatividade do produto”.

Presente na Argentina, Chile, Espanha, México e Porto Rico, Cinemad chega ao Brasil com uma meta de curto e médio prazo para conhecimento de seu produto. “Na Cinemad viemos crescendo aproximadamente 87% ao mês, e 66% dos anunciantes que provaram nosso produto voltaram a veicular campanhas conosco”, conclui Bezerra.

Edgar Bezerra

Guest Post por: Edgar Bezerra

Country Manager de Cinemad Brasil. Com experiência de mais de 10 anos no mercado de marketing digital, na área operacional e comercial de veículos de comunicação no Brasil. Atendimento de  agências de publicidade, como AlmapBBDO, Young & Rubicam, Ogilvy e marcas como Volkswagen, Samsung, Johnnie Walker, Unilever, entre outras.

Quero Escrever um GuestPost

Capa: Pixabay

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply