O que é o Astah? #PostTécnico | Por Bruno Seabra

0
29 October, 2015 at 7:31 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Astah é uma ferramenta de modelagem UML. O software foi desenvolvido no Japão na plataforma Java, o que garante sua portabilidade para qualquer plataforma que possui JVM (Máquina Virtual Java). JUDE (Ambiente para Desenvolvedores UML e Java) obteve o prêmio “Produto de Software do Ano 2006”, pela Agência de Promoção de Informação Tecnológica no Japão. Anteriormente conhecido como JUDE, ele funciona nas plataformas Windows, Mac e Linux.

Astah é dividido em 3 programas:

- Astah gsn: Proteção e segurança para engenheiros.

- Astah professional: UML & ERD (Modelo Entidade Relacionamento) plataforma para desenvolvimento de software.

- Astah SysML: Modelar e analisar sistemas complexos.

Podemos citar as empresas famosas que usam Astah como: Amazon.com, Google e Oracle. Pessoas que possuem diversas funções como: Engenheiros de Software, Engenheiros de Sistemas, Arquitetos, Desenvolvedores, Gerentes de Projeto e Analistas de Negócios. Estudantes, Professores, Empresas ou qualquer Indivíduo pode usar o Astah. Ele é fácil para um iniciante, mas robusto o suficiente para projetar sistemas complexos.

Modelagem define os seus sistemas de uma forma que é mais fácil de entender, simples de comunicar e mais em contato com as pessoas que irão utilizar.

Na área de Engenharia de Software, a UML (Linguagem de Modelagem Unificada) é uma linguagem de modelagem que permite representar um sistema de forma padronizada. Astah utilizada nos diagramas dinâmicos, essa ferramenta já é bastante consolidada, voltada para a modelagem de sistemas utilizando a UML, utiliza como recurso adicional a modelagem MAS ML (Modelagem de um Sistema Multiagente).

UML, criada por Grady Booch, Ivar Jacobson & Jaimes Rumbaugh. É hoje o método mais comum para o paradigma orientado a objetos. Os objetivos da UML são: especificação, documentação, estruturação para sub-visualização e maior visualização lógica do desenvolvimento completo de um sistema de informação. UML 2.2, conforme a OMG (Object Management Group - organização internacional que aprova padrões abertos para aplicações orientadas a objetos), possui 14 tipos de diagramas, divididos em duas grandes categorias: Estruturais e Comportamentais. Sete tipos de diagramas representam informações estruturais, e os outros sete representam tipos gerais de comportamento, incluindo quatro em uma sub-categoria que representam diferentes aspectos de interação. Estes diagramas podem ser visualizados de forma hierárquica, como apresentado no padrão de diagrama de classes abaixo:

UML_diagrams_overview_pt.svg

Astah é possível modelar 9 dos 14 tipos de diagramas que segue abaixo:

- Diagrama de Estruturas: Diagrama de Classes, Diagrama de Estruturas Compostas, Diagrama de Componentes e Diagrama de Implantação.

- Diagrama de Comportamentos: Diagrama de Atividades, Diagrama de Interação, Diagrama de Casos de Uso e Diagrama de Máquina de Estados.

- Diagrama de Interação : Diagrama de Sequência e Diagrama de Comunicação.

Criado o seu Business Model Canvas, é hora de escolher o Processo de desenvolvimento de software.

Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software. É estudado dentro da área de Engenharia de Software, sendo considerado um dos principais mecanismos para se obter software de qualidade e cumprir corretamente os contratos de desenvolvimento, sendo uma das respostas técnicas adequadas para resolver a Crise do software. As Atividades Processo é dividido em: Análise Econômica, Análise de requisitos de software, Especificação, Arquitetura de Software, Implementação (ou codificação), Teste, Documentação, Suporte, Treinamento de Software e Manutenção.

Antes de começar a programar, sempre é bom usar a documentação de alguns diagramas listados. Seu negócio não precisa de um sistema com todas as funcionalidades, mas apenas o Produto Mínimo Viável (MVP), onde a ferramenta de modelagem UML, Astah, poderá ajudar. Se você praticar.

Bruno Seabra Carneiro

Bruno Seabra Carneiro

Sobre o Convidado

Bruno Seabra Carneiro é de Manaus-AM, tem 28 anos, Bacharel em Ciência da Computação na UFAM.

E-mail: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/ideiasfera

Quero Escrever um GuestPost

Foto de Capa: Pixabay

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply