Inovação e praticidade! | Por Rodrigo Barros

0
13 October, 2015 at 3:20 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Incrível perceber a diferença entre empreendedores e inventores. Sim, para que exista uma grande inovação precisamos de inventores tentando criar coisas. Mas o fato é que a inovação em escala, aquela que contribui com a vida de muitas pessoas, está super alinhada com a vida prática.

Vamos a três exemplos práticos:

Setting.co: Marketplace para empresas alugarem escritórios em Berlim.

A proposta de valor é clara. Eles entenderam que a quantidade de startups cresce a cada dia, e essas empresas precisam de escritórios maiores ou menores em um curto espaço de tempo. Com isso, a empresa diminui a burocracia para aluguéis e aumenta a flexibilidade para os clientes finais.

Resultado: A empresa já conta com mais de 200 escritórios cadastrados em Berlim, mais de EU 150mil de faturamento e já esta solucionando problemas para empresas como Uber, dentre outras de rápido crescimento. (Inovação)

Flattire: Aplicativo mobile para bicicletas que precisam de consertos imediatos em Amsterdã.

A cidade é conhecida como a capital mundial da bicicleta. Quando uma delas quebra, o dono precisa levá-la a uma loja e lá fica refém do volume de atendimento do dia não tendo, com isso, a garantia de conserto imediato. A proposta de valor foi solucionar as requisições em 3 cliques e uma média de 20 minutos.

Resultado: 20 mil cadastros e 5 mil usuários pagantes em 1 ano. A empresa possui alguns desafios de escala, mas a proposta de valor está claramente perceptível. (Inovação)

Athliit: Marketplace de personal trainers em Copenhague.

Esportes como Mountain Bike, Parkour e Freestyle no futebol são incomuns para serem encontrados. Para os profissionais que trabalham com este tipo de esporte fica difícil alcançar os clientes finais e, para quem quer consumir este tipo de produto, é difícil encontrar o profissional ideal. Outros esportes mais comuns também são encontrados na plataforma. A proposta de valor é bem clara: profissionais em qualquer esporte poderão expor suas habilidades e vender seus serviços.  Os usuários dos mais diferentes tipos de esporte poderão encontrar profissionais que, inclusive, serão qualificados por outros usuários reais.

Resultado: Mais de 500 profissionais cadastrados e mais de 2 mil clientes satisfeitos. (Inovação)

Todas elas são empresas que participaram do HandsOn Startup Tour (Competição de Startups que estamos realizando em 8 países na Europa). Se pensarmos no lado da tecnologia, nenhuma delas traz nada de especial. Aparentemente, não são grandes inovações.

Deveríamos, nesse momento, fazer uma reflexão sobre a natureza da inovação. Será que inovar é realizar algo que poucos entendem ou sabem fazer? Ou podemos entender por inovação aquilo que agrega um verdadeiro valor e causa impacto positivo na sociedade, criando soluções práticas?

Estes exemplos são casos reais que estão contextualizados com a realidade das cidades onde foram implantados e, certamente, com modelos estruturados, terão escala para chegar a diferentes regiões do mundo onde exista mercado para essas soluções.

A INOVAÇÃO anda junto com a PRATICIDADE.
Pense nisso e procure entender seus caminhos para tornar-se inovador!

RB

#HandsOn

Sigam-me nas redes sociais: sou @rodrigobarrostv em todas elas; no Snapchat sou rb.barros

http://www.rodrigobarros.com.br/

http://handson.tv — Conteúdo em vídeo selecionado por empreendedores para empreendedores.

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply