Eireli, sociedade limitada, empresário individual e S.A | Por Leandro Markus

1
14 April, 2015 at 9:55 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

 Eireli, sociedade limitada, empresário individual e S.A

 No Eireli a pessoa física que exerce atividade econômica sem sócios pode abrir uma Eireli. A principal diferença é que em caso de dívidas, o patrimônio pessoal do empresário não será usado para o cumprimento das obrigações. Já na sociedade limitada é necessário ter pelo menos um sócio. Em caso de dívidas, os sócios responderão também com seus bens pessoais, dentro da sua parcela na sociedade.

O empresário individual assim como na Eireli não precisa de sócios para abrir a sua empresa. Porém, em caso de dívidas, seus bens privados serão usados para os devidos pagamentos aos credores.

Em uma Sociedade Anônima (S.A) os acionistas respondem limitadamente pela integralização de suas próprias ações e os seus sócios podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

Distribuição de Lucros com Isenção de Impostos

Os lucros podem ser distribuídos com isenção de impostos desde que possua escrituração contábil obrigatória, os impostos em dia e encargos sociais de colaboradores, se houver, em dia. Assim, você paga os impostos sobre a Receita Bruta e depois de deduzido as despesas da empresa os lucros serão distribuídos com isenção de impostos ao(s) sócio(s).

Enquadramento do CNAE

 Ao abrir uma empresa devemos tomar bastante cuidado na escolha do CNAE*, pois o simples fato do seu cadastro nos entes governamentais não refletir as suas reais atividades pode gerar sérios riscos fiscais.

A escolha do CNAE é um fator primordial para a sua empresa através dele podemos saber quais impostos vamos pagar, logo se o mesmo estiver errado existe o risco de ser autuado e ainda pagar impostos e multas retroativas.

* CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômica

 

leandro markus

Leandro Markus

Sobre nosso convidado

Leandro Markus: 24 anos, empreendedor, diretor da MG Soluções contábeis, consultor tributário com experiência nos seguintes players: Walmart, Lojas Americanas, Neoenergia, Petrobras, Águas do Brasil entre outras. Apaixonado por contabilidade para startups e tecnologia.

Quero Escrever um Guest Post para o Startups Stars

 

 

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply