Oi gente!
O título parece um pouco forte.. Mas sempre que dou palestras as pessoas no final me perguntam qual a minha startup.. E a reação sempre é a mesma quando digo que não tenho uma. Na verdade, considero meu blog a minha startup.. Pois deixo de ser um “conteúdo” mais tradicional, por falar em tecnologia e inovação, do meu ponto de vista.
O intuito desse post é uma reflexão em torno do estrelismo quando se é empreendedor de tecnologia. Se você busca isso, por favor, vá fazer outra coisa.
Vou falar alguns tópico para você pensar se está disposto a fazer para ter sua startup:
- Portas Fechadas
É muito bonito quando lemos matérias no jornal, vemos coisas na TV.. Mas em 90% do casos, você vai ouvir milhões de nãos, pois o mercado ainda não está acostumado com nosso movimento. É algo extremamente novo e as pessoas são muito inseguras quanto a aceitação desse novo negócio.
Você vai precisar se manter firme e pivotar, se precisar.
- Time
Não pode existir uma “Euquipe” por muito tempo.. Em uma startup, enquanto um programa, o outro ta validando.. vendendo.. Entendendo o mercado. Nesse começo, as pessoas precisam ser complementares e estarem super empolgadas quanto ao negócio.. Além de ter sinergia entre as pessoas.
É preciso muita paciência e trabalhar com as pessoas certas.
- Falta de Recursos
Diferente da indústria tradicional, Franquias etc.. Os empreendedores de startups costumam (não é uma regra), começar com nada e querer logo um investidor para bancar o projeto. Bem, não é assim que funciona.. Antes de você levantar essa grana, vai precisar tirar a ideia do papel, conseguir usuários etc. No Brasil é MUITO difícil alguém colocar dinheiro em ideia, como acontece muito no Vale do Silício. Então não se iluda sobre os investimentos milionários.
É preciso se preparar para empreender
- Muitas ideias iguais
Diariamente, recebo e-mails com ideias iguais para entrarem no blog. Esse é um pequeno problema que vejo no meio, falta um pouco de ousadia.. Precisamos ter ideias que realmente modifiquem o mercado e que possam ajudar as outras pessoas.. Sempre que pensar em algo, compartilhe a ideia.. Dentro da sua cabeça ela vai ser apenas uma lembrança.. Quando você compartilha, ela começa a tomar corpo.
Ideia é apenas 5% do negócio em uma startup
- Marketing é caro no Brasil
Por temos muitos canais e muita demanda de novas startups (principalmente APPs) no Brasil, está uma loucura conseguir não só que o usuário baixe o app / acesse o site, como ele se cadastrar.. esse momento é quando vale, pois você terá as infos básicas dessa pessoa.
Seja criativo, pense em coisas virais e parcerias estratégicas
Por esses 05 motivos, eu ainda não estou preparada para ter uma startup… Mas se você é ousado, determinado e empreendedor.. Está na hora de tirar a ideia do papel e fazer com que todos esses pontos sejam esmagados! Eu vou estar aqui torcendo para que isso aconteça.. E estou sempre pronta para falar sobre alguém que me surpreende!
Boa sorte!
Beijos
Talita Lombardi
Instagram Talita Lombardi
Twitter: @talilombardi
E-mail: [email protected]
Fan Page do Startups Stars
Use Facebook to Comment on this Post
Like us on Facebook!
Popular Posts
-
Seja a Startup da Vez | Mídia Gratuita
November 30, 2014 -
Guest Post Startups Stars | Como Participar?
November 30, 2014
Leave a Reply