4 Perguntas Antes de Buscar Investimento | Por Gustavo Gubert

2
26 November, 2014 at 8:10 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  2 Comments

4 Perguntas Para Fazer Antes de Buscar Investimento Para Sua Startup

A busca por um investimento é uma jornada que muitos empreendedores enfrentam após começar uma startup.

Alguns, porém, consideram este evento como uma etapa fundamental para o crescimento de suas startups ou como um certificado de “startup de sucesso”.

Não há dúvida que, na maioria das vezes, conseguir investidores ajuda uma startup. Mas a realidade pode ser muito diferente.

Primeiro porque o fato de uma startup receber investimento é, muitas vezes, supervalorizado.

Isso não significa que você já atingiu o sucesso e que sua startup vai ser o próximo facebook. Muito menos que você está rico (até porque o dinheiro é para sua startup e não para você).

Segundo porque pode ser que sua startup nem precise de dinheiro de investidores para crescer e ganhar escala ou que este não seja o momento correto para isso, você está apenas tão obcecado por conseguir investidores para o seu negócio que nem chegou a cogitar outras alternativas.

Portanto, antes de sair por aí buscando investimento para sua startup, responda as 4 perguntas abaixo para decidir se este é mesmo o melhor caminho.

#01. Sua Startup Realmente Precisa De Investimento?

Não são todas as startups que precisam de investimento.

Muitas startups são capazes de começar e até mesmo de crescer e ganhar escala de maneira orgânica. Ou seja, através de sua própria receita.

Se este é seu caso, porque você precisaria de um investidor?

Não se esqueça que receber um investimento não é o mesmo que receber um presente.

Você estará vendendo parte do seu negócio para um sócio capitalista que, em contrapartida ao investimento, vai receber uma fatia na participação da sua empresa.

Este investidor está a procura de lucro e vai exigir que você preste contas a respeito das estratégias e da gestão do seu negócio, muitas vezes também influenciando sobre estes aspectos.

Isso significa que, além do dinheiro, você também vai receber doses extras de pressão por resultados e perder parte da autonomia na tomada de decisões.

Portanto, se você procura investidores apenas por causa do dinheiro, pense muito bem se esta é mesmo a melhor alternativa.

#02. Este É O Momento Certo Para Buscar Investimento?

Muitas startups buscam investimento precocemente, ainda na fase da “ideia” ou da “validação” do negócio.

Nessa etapa a startup ainda não mostrou resultados significativos e o risco para o investidor é muito alto e, por isso, o que normalmente acontece são duas coisas:

#01. A startup não consegue o investimento, pois não tem nada concreto para mostrar ao investidor;

#02. Ou o investidor decide arriscar, porém em troca de uma fatia significativa na participação da empresa.

Portanto, se você está iniciando uma startup ou ainda não tem como provar que o investimento vá realmente fazer sua empresa crescer, este não é o momento certo para ir atrás de investidores.

Procure outras maneiras de fazer seu negócio sair do papel e começar a ter resultados e, apenas depois que isso acontecer, procure um investidor.

#03. Você só precisa do dinheiro ou quer algo a mais?

Investimento normalmente é sinônimo de dinheiro, porém isso não é totalmente verdade.

Além do dinheiro, um investimento pode vir acompanhado da experiência, mentoria e networking do investidor, dentre outros benefícios.

Se você busca um investidor para sua startup não por causa do dinheiro, mas devido a algum destes outros benefícios, talvez uma outra solução seja encontrar um mentor para te ajudar.

Aliás, muitas vezes este mentor acaba se tornando o investidor que você tanto procura.

E se o que você precisa é realmente do dinheiro, não deixe que isso seja seu único fator de escolha por um investidor.

Procure investidores que possam contribuir para sua startup também de outras maneiras, e não apenas com dinheiro.

#04. O Que Você Vai Fazer Com o Dinheiro? 

Há uma “regra” que considero fundamental para buscar investimento: Nunca peça dinheiro sem saber de quanto você precisa e como vai usá-lo.

Este ponto é muito importante, mas frequentemente esquecido por alguns empreendedores.

Caso sua startup realmente precise de investimento e você considere que este é o momento correto para que isso aconteça, não pense que é só sair por aí em busca de investidores pedindo a maior quantia de dinheiro que eles possam te oferecer.

Ninguém vai investir na sua startup “às cegas”. Qualquer investidor vai exigir um planejamento e te perguntar porque você quer o dinheiro e o que pretende fazer com ele.

Você precisa de dinheiro para montar uma equipe? Para desenvolver ou melhorar seu produto?Para investir em marketing e divulgação?

Fazer este planejamento vai te ajudar a descobrir de quanto dinheiro você realmente precisa e também mostrar ao investidor que você está preparado para receber o investimento.

 

Gustavo Gubert

Gustavo Gubert

Sobre Gustavo Gubert

Empreendedor serial, fundador do site Arsenal Empreendedor e apaixonado por criar novos negócios. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing, abandonou o mundo corporativo ainda cedo para abrir sua primeira empresa. Criou o Arsenal Empreendedor para compartilhar suas experiências e ajudar outras pessoas a também realizarem o sonho de ter seu próprio negócio.

Site: http://www.arsenalempreendedor.com

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/gustavogubert

Google+: https://plus.google.com/u/0/+GustavoGubert/posts

 

Participe do Guest Post!!

Use Facebook to Comment on this Post

2 Comments

  1. Almir Bispo / 4 December, 2014 at 2:47 pm / Reply

    Muito boas suas explicações.Eu sempre faço essas peruntas para amigos que desejam criar projetos.
    Eu participo de um forum no Laboratorio de Garagem : http://labdegaragem.com/

    E tento por essas visões no participantes do forum.
    Te convido a participar do forum ,onde a ênfase é na criação de projetos de tecnologias !

  2. Pingback: Guest Post do StartupsStars! | Startups Stars

Leave a Reply