400 mil dólares em Capital Semente da Masisa para Startups | Por Daniele Oliveira

0
19 July, 2016 at 11:31 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Masisa quer investir em startups das áreas de arquitetura, design e construção

A MASISA é uma multinacional chilena com forte presença no Brasil, sendo umas das líderes na fabricação e comercialização de painéis de madeira MDF e MDP para móveis e arquitetura de interiores. A empresa possui uma área de inovação aberta chamada MASISA Lab que possui um grande objetivo: fomentar e desenvolver novas ideias e startups, com o intuito de encontrar soluções e projetos com potencial de crescimento e sucesso que possam ser incorporados ao seu portfólio.

Eles buscam por estudantes, arquitetos, engenheiros, paisagistas e outros profissionais empreendedores. Essa é a primeira vez que a multinacional promove a iniciativa aqui. Entretanto, mais de 20 projetos já foram fomentados na matriz chilena e nas demais filiais latinas. A edição brasileira segue os moldes dos parceiros internacionais, apostando na boa performance, tanto da indústria moveleira local quanto na criatividade dos profissionais que atuam neste mercado.

“Com 20 anos de atuação no mercado nacional, temos uma imagem bem consolidada, porém não gostamos de nos acomodar. Queremos agora encontrar profissionais que nos desafiem tanto na criação de novos produtos e serviços quanto no desenvolvimento de diferentes modelos de negócios. Por isso, acreditamos fortemente nas startups porque elas são capazes de gerar novas ideias de maneira mais ágil”, afirma Daniele Oliveira – responsável pelo MASISA Lab Brasil.

A abertura da convocação foi feita num evento especial realizado em São Paulo, no dia 13 de julho.  O encerramento da convocatória será em 26 de agosto. Podem participar maiores de 18 anos, com CNPJ aberto de todas as cidades e regiões do Brasil.

Após esse período, a MASISA irá selecionar os melhores projetos e ideias para ingresso no Leanplay, que será composto por 6 desafios estratégicos (detalhes abaixo). No dia 10 de novembro, o comitê da MASISA anunciará os projetos vencedores que ingressarão no MASISA Lab e receberão: 12 meses de treinamentos em metodologias de inovação e empreendedorismo, capital semente de até U$ 40.000,00 e assessoria em fontes de financiamento, acesso a rede de contatos e comercialização latino-americanos e espaço de trabalho nos escritórios do MASISA Lab na América Latina.

Conheça aqui os 6 desafios estratégicos propostos pelo Masisa Lab:

1. Arquitetura Acessível

  • Como podemos facilitar o acesso do consumidor à projetos de arquitetura e design?
  • Como podemos Integrar arquitetos, designers, consumidores e fornecedores em uma mesma plataforma?
  • Como podemos auxiliar os consumidores a realizarem pequenas reformas?
  • Como podemos ajudar os consumidores a criarem seus próprios móveis e/ou projetos?

2. Design Flexível

  • Como podemos oferecer maior conforto e flexibilidade em ambientes reduzidos?
  • Como podemos ajudar arquitetos, marceneiros e designers a criarem espaços compartilhados para diferentes gerações?
  • Como podemos criar e vender móveis flexíveis que o próprio usuário consiga adaptar e modificar?

3. Novas Tecnologias

  • Como podemos utilizar as novas tecnologias para viabilizar a produção em baixa escala?
  • Como podemos utilizar novas tecnologias de materiais, técnicas e tintas para auxiliar na customização de placas de madeira para o consumidor?

4. Suporte ao marceneiro

  • Como podemos capacitar milhares de marceneiros para evoluírem como empresários?
  • Como podemos auxiliar os marceneiros para atuarem de uma maneira mais próxima a de um designer?

5. Sustentabilidade e reaproveitamento

  • Como podemos utilizar de maneira proveitosa e rentável os resíduos de MDF e MDP que sobram nas fábricas e marcenarias?
  • Como podemos criar ambientes e móveis que sejam mais fáceis de serem trocados, reutilizados ou reciclados?

6. Desafio aberto

  • Como podemos impactar positivamente a sociedade, o ambiente urbano e o mercado de arquitetura, design e construção?

Gostou? Tem um projeto bacana nessas áreas? Aproveite a oportunidade que pode mudar o seu futuro e inscreva  agora mesmo a sua ideia no site do Leanplay Brasil – http://leanplay.masisalab.com/brasil.

Daniele Rodrigues

Sobre a convidada:

Daniele Oliveira

Designer e empreendedora. Trabalhou por 10 anos com comunicação, design thinking, modelagem de negócios e projetos de impacto social. Atualmente é Líder do MASISA Lab Brasil e coordena o programa de incubação de startups da Masisa.

Quero Escrever um GuestPost

Capa: Pixabay

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply