Tiendeo comemora o seu 5º aniversário | Por Leonardo Soares

1
27 February, 2016 at 1:57 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Tiendeo comemora o seu 5º aniversário

A start-up espanhola dobrou seu volume de negócios ano após ano, alcançando a marca de 5 milhões de euros em 2015.

No dia 14 de fevereiro de 2011, as irmãs Eva e Maria Martin, juntamente com Jonathan Lemberger lançaram a primeira versão beta de uma plataforma on-line, que visava trazer aos usuários de internet as ofertas mais relevantes das lojas em sua região. Cinco anos mais tarde, Tiendeo tornou-se o principal portal de catálogos e ofertas on-line. O novo modelo, permite que os usuários on-line possam localizar e personalizar as ofertas que preferem receber. Hoje a Tiendeo está presente em 35 países, e tem atraído mais de 25 milhões de usuários e cerca de 200 clientes.

Durante estes 5 anos, a Tiendeo passou a posicionar-se como referência em catálogos de ofertas. Na verdade, 82% de seus usuários acessam a plataforma, a fim de pesquisar e comparar promoções em lojas próximas. Desde 2011, as pesquisas feitas no Google, relacionadas com a palavra “Tiendeo ‘cresceram 95%, e essas pesquisas são mais frequentemente acompanhadas por marcas bem conhecidas, tais como” Carrefour “ou” Hipercor’.

Para as empresas, Tiendeo é um meio digital que complementa as estratégias mailshot tradicionais. O portal permite maior precisão de campanhas de geomarketing, criando economias em custos de impressão e distribuição. A capacidade de monitorar o comportamento dos consumidores que acessam seus catálogos é um grande incentivo para as empresas que pretendem implementar melhorias em suas estratégias futuras.

Por trás do sucesso da Tiendeo existe uma grande equipe formada por mais de 70 pessoas, caracterizadas pela igualdade e confiança em jovens talentos. O trabalhador médio é de 28 anos de idade e com educação universitária. As mulheres representam 50% do pessoal e ocupam 57% dos cargos gerenciais.

Em termos de desenvolvimentos recentes, a Tiendeo vai lançar um novo design, que inclui novos recursos para usuários e clientes. Na área de tecnologia móvel, a start-up espanhola tem planos para estender seu alcance a novos mercados, sobre tudo na tecnologia wearable. Para as aplicações móveis, já bem-sucedida para iOS e Android, o portal agora conta com uma versão para Windows Phone e watchOS, o sistema operacional da Apple Watch.

Segundo variadas análises feitas sobre o Mercado, apenas 2% das start-ups sobrevivem após os primeiros cinco anos. No dia 14 de fevereiro de 2016, a Tiendeo irá celebrar o seu quinto aniversário e fará parte de um grupo exclusivo de novas empresas, trilhando o seu caminho na Internet. No entanto, a história da start-up espanhola não é apenas de uma mera sobrevivência. Ao longo destes cinco anos, o portal de catálogos de ofertas on-line passou de um beta, conduzido por três empresários, para se tornar uma empresa internacional, presente em 35 países e com 70 funcionários na folha de pagamento.

Pérez, Miguel Ángel. Etapas de finaciomento que atravessa toda startup. Local: Think Big, 29 de setembro, 2014 [Consulta: 21 de janeiro de 2016]. Disponível em: http://blogthinkbig.com/financiacion-de-una-startup/

História da Tiendeo

As irmãs Eva e Maria Martin e Jonathan Lemberger, se conheceram na universidade, durante o tempo

tiendeo

tiendeo

de estudantes em Paris, enquanto cursavam engenharia. Eventualmente, eles se encontraram novamente em Barcelona, onde todos eles trabalharam para várias multinacionais em funções relacionadas com a logística e desenvolvimento de produtos. Foi no final de 2010, quando os três fundadores da Tiendeo decidiram colocar em prática uma ideia e transformar a sua inquietação em uma oportunidade de negócio. “Era algo que precisávamos fazer, precisávamos criar nossa própria empresa. Depois de ter essa necessidade de criar algo, você percebe que deve correr esse risco”, diz Eva Martin.

Para conseguir isso, eles se encontravam por várias noites por semana no escritório de um amigo em comum, com o objectivo de colocar ideias na mesa e dar forma a elas. Eles também queriam consultar pareceres externos quanto às expectativas de usuários da internet, de modo que pediam a opinião de amigos e familiares. Um amigo disse a eles que estava cansado de receber dezenas de catálogos de lojas de papel em sua caixa de correio e que seria uma boa ideia tê-los agrupados em uma página web. Os três fundadores queria acrescentar então um aspecto pessoal para a sugestão do amigo, segundo Eva Martin:

“Muitos negócios são publicados online e estávamos começando a ver a aparência de aplicações móveis que utilizavam tecnologia de localização geográfica. Nós pensávamos que seria bom para publicar ofertas para os usuários da sua situação geográfica, que eles poderiam acessar através de seus dispositivos móveis”.

Guiados por esta abordagem, Eva, Maria e Jonathan decidiram abandonar seus empregos durante a crise econômica na Europa, para criar uma plataforma que reúne os melhores catálogos e promoções de lojas nas proximidades de seus usuários. Depois de mais de mil horas de programação, o primeiro beta da Tiendeo foi lançado no dia 14 de fevereiro de 2011. A data de lançamento escolhida não foi coincidência, já que também é o aniversário dos três fundadores.

A Tiendeo Hoje

Hoje a Tiendeo é um portal líder em catálogos de ofertas on-line, presente em 35 países. Na página da Web, os usuários podem encontrar promoções e folhetos de suas marcas favoritas de uma forma localizada geograficamente. Os consumidores utilizam este tipo de modelo quando planejam ir às compras: existem mais de 25 milhões de usuários únicos que visitam a plataforma em uma base mensal, o que representa um crescimento de 94% em cinco anos.

Os clientes também têm optado pela Tiendeo, que hoje possui mais de 200 empresas em Espanha, Itália, França e Brasil. A start-up espanhola vem como uma alternativa no campo do marketing digital e como um complemento ideal para comercialização de mailshot tradicional. Graças à eles, ano após ano a Tiendeo dobrou seu volume de negócios, atingindo cinco milhões de euros em 2015.

Com seu aspecto inovador, a Tiendeo vem atraindo diversos investidores. Nesta área, os três fundadores da empresa vem utilizando o bom otimismo e já alcançaram a marca de um milhão de euros em financiamento externo, graças à quatro rodadas de investimentos feitos entre 2011 e 2013. Neste cenário, Luis Martin Cabiedes, do Cabiedes and Partners, desempenhou uma função chave. Ele foi o primeiro investidor na empresa em 2011 e tem seguido de perto os desenvolvimentos, participando de vários aumentos de capital.A Tiendeo tornou-se uma ferramenta indispensável quando se trata de planejamento para economizar nas compras. De acordo com uma pesquisa recente de usuários, 90% são visitantes regulares para a plataforma que acessam pelo menos uma vez por semana. 68% usam o portal para encontrar informações gerais sobre os preços dos produtos que desejam comprar, e 82% estão a fim de encontrar as melhores ofertas de lojas nas proximidades.

De acordo com o Google Trends, as pesquisas relacionadas com o portal de catálogos cresceram 95% desde 2011 e a palavra “Tiendeo” é muitas vezes acompanhada de marcas bem conhecidas; como ‘Carrefour’ ou ‘Hipercor’. usuários de internet mesmos alegaram que Tiendeo é como um sinônimo de catálogos on-line. Segundo Eva Martin: “Os usuários se acostumaram a procurar catálogos digitais directamente na Tiendeo e tornaram-se familiarizado com o formato. Para os consumidores é conveniente e fácil de entrar em uma única plataforma com todos os catálogos agrupados e organizados”.

Apesar de sua natureza digital, a Tiendeo conseguiu existir perfeitamente ao lado do ambiente offline. Na verdade, a maioria dos catálogos de papeis publicados pelos varejistas são facilmente exportáveis para o domínio digital, como arquivos PDF. O valor adicionado pela Tiendeo é a capacidade de geo-localizar estes folhetos digitalizados, permitindo acesso mais eficaz ao público-alvo, evitando os custos de impressão e distribuição. Portanto, a plataforma torna-se uma ferramenta indispensável para atrair compradores e guiá-los até o ponto de venda, especialmente quando você considera o chamado efeito ROPO (Research on-line de compra off-line). De acordo com um estudo realizado pelo Google, 73% dos consumidores tomam decisões de compra antes de ir até a loja e 84% usam seus dispositivos móveis como ferramenta de buscas de informações sobre produtos e preços2 como um meio no qual possam publicar os seus catálogos e ofertas e atrair mais consumidores. A maioria dos nossos clientes empregam campanhas mailshot de papel, e para eles, Tiendeo é um meio digital que se adapta muito bem ao marketing de e-mail off-line “, disse Eva Martin.

O sucesso da Tiendeo é devido em grande parte à sua equipe, que é constituída por mais do que 70 pessoas. Com escritório em Barcelona e no México, 17 nacionalidades diferentes coexistem, todos os quais têm contribuído para a consolidação da expansão internacional da plataforma a nível qualitativo. “É como uma grande família internacional”, disse Niek, um membro do departamento de comunicação que vem da Holanda.

A Tiendeo criou um ambiente de trabalho ideal para os seus funcionários. Para Kotoe, gerenciador de conteúdo para o Japão, a facilidade de relações entre os funcionários e aqueles que estão em posições de chefia é a chave: “Não há paredes entre as pessoas, você pode conversar com qualquer pessoa no escritório”. “Há relações entre todas as pessoas, autonomia … nós temos um ambiente de trabalho muito saudável”, diz Laura do departamento de marketing. “Há muitas oportunidades para crescer dentro da empresa. A estrutura é muito plana, para que todos possam fazer contribuições”. Referindo-se ao modelo organizacional da Tiendeo, Eva Martin fala sobre uma fusão de dois modelos: “A organização da Tiendeo é bastante plana em comparação ao que estou acostumada. Por sua vez, Maria (Martin) tem formação em empresas norte-americanas, onde a estrutura é plana: “Nesse sentido, nós quisemos refletir a dinâmica das sociedades em que tenho trabalhado, ao fornecer um mínimo de organização e hierarquia “. 2 Google Shopper Marketing Council. Mobile In-Store Research. How in-stores shoppers are using mobile devices. Local: Think With Google, maio, 2013 [Consulta: 21 de janeiro de 2016].

Ao longo destes cinco anos, em que a crise econômica tem punido jovens mais qualificados, a Tiendeo sempre apoiou os jovens talentos. O perfil médio profissional da empresa é de 28 anos de idade, com educação universitária.

 

Tiendeo no Futuro

Atualmente, a equipe de desenvolvimento da Tiendeo está trabalhando em uma nova plataforma de design, tanto a versão desktop, quanto aos aplicativos móveis para Android e iOS. A nova interface será acompanhada por novos recursos, que aperfeiçoa a interação do usuário com o portal de catálogos e que ainda melhora a precisão da geolocalização de ofertas e lojas. Para os clientes, a Tiendeo vai continuar a melhorar as tecnologias já oferecidas, que prestam apoio no ponto de venda, tais como sistemas de geo-localizada móveis de notificação (de perímetro geográfico) ou dispositivos para auxiliar os usuários dentro da loja por meio de seus smartphones (balizas).

No campo das aplicações móveis, os gestores da Tiendeo estão comprometidos com a expansão para novos mercados e explorar novas tecnologias. Desde o início deste ano, a primeira versão do app para Windows Phone (o sistema operacional móvel da Microsoft) está disponível. Para este marco, pode ser adicionado a aplicação smartwatch recentemente lançado. Desde o final de janeiro deste ano, os usuários do Apple Watch podem baixar o aplicativo Tiendeo em seus aparelhos, qo que de fato marca a start-up espanhola na primeira incursão no mundo da tecnologia wearable.

Os objetivos para este ano são de dobrar o número de usuários e as vendas. A meta é expandir a carteira de clientes para 250. Tiendeo também está na expectativa para se lançar em novos países durante 2016, mas o objetivo principal em termos de expansão internacional é consolidar a sua presença em países como Japão e Coreia do Sul, dois dos mais poderosos mercados asiáticos.

Para se desenvolver melhor e concretizar as metas, a Tiendeo quer aumentar a sua força de trabalho este ano, especialmente nos departamentos comerciais e técnicos. Especificamente, a empresa busca preencher os cargos de diretor comercial, gerente de projeto e desenvolvedor backend.

No momento, a busca por investidores não faz parte dos planos da Tiendeo. “Nós sempre cobrimos as necessidades que surgiram com os ganhos da empresa”, diz Eva Martin. No entanto, os fundadores não excluiram completamente a opçao de financiamento externo, porém só no caso em que os recursos financeiros não forem suficientes para lidar com a continuação do crescimento.

Para o longo prazo, Eva Marin espera que a Tiendeo nunca perca o espírito motivador que faz parte da característica da empresa: “Eu continuo vendo a Tiendeo como uma start-up e espero que ela nunca deixa de ser, no sentido de sempre à procura de algo novo. O equilíbrio ideal seria ter uma parte da empresa mais típica do dia-a-dia que nos faz dinheiro, com outra parte que continua a trabalhar em novos e diferentes produtos “.

Europa Press. Os fundadores da Tiendeo ganham o primeiro lugar no prêmio Dona Tic.

Quero Escrever um GuestPost

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply