Engajamento de Conteúdo: Fatores que tornam o desafio de engajar ainda mais Difíceis
Engajamento de Conteúdo é um termo, ainda novo no Brasil, que surgiu no contexto dos famigerados inbound marketing e marketing de conteúdo.
Existem diversas definições, mas uma das mais difundidas é: “[…] pessoas reais respondendo ao seu conteúdo de forma mensurável.” Neil Patel, investidor anjo e cofundador do KISSmetrics e Crazy Egg.
Basicamente, é o que você espera do conteúdo produzido pela sua marca, ou seja, que tenha engajamento suficiente para, por exemplo:
● Nutrir leads e aumentar a conversão de clientes;
● Melhorar a retenção e o serviço prestado ao cliente, através da disseminação de boas práticas no uso do seu produto ou serviço;
● Aumentar o ticket médio do carrinho de compras (ecommerce) ou o consumo de vídeos ou textos (Sites, Blogs, Vlogs);
Antes um diferencial de marcas inovadoras, o marketing de conteúdo virou um padrão de boas práticas em maketing digital. Faça o teste, verifique sua caixa de email e veja quantos ebooks, pesquisas, webinars, etc. você recebeu nos últimos meses.
Além da competição, você precisa considerar e mitigar uma série de fatores que tornam o desafio de aumentar o engajamento mais complexo:
● Tempo de atenção em uma tarefa, sem que o usuário se distraia, diminuiunos últimos 10 anos. Hoje a média está em 8,25 segundos.
● Em média, os visitantes lerão no máximo 28%das palavras durante uma visita.
● O tempo médio de visita dura menos que 1 minuto e frequentemente os usuários deixam a página em torno de 10 à 20 segundos.
No entanto, ainda há formas eficientes de prender a atenção de sua audiência e uma das principais estratégias é o uso de vídeos. Segundo a pesquisa, o tempo de visualização média de um vídeo é de 2,7 minutos. Porém, o vídeo sozinho não é suficiente para aumentar o engajamento no conteúdo produzido por sua marca, por tanto, atenção as dicas:
● Seja claro em sua mensagem. Para tal, teste diferentes mensagens e veja como potenciais clientes reagem a elas. Se virarem leads, você foi claro o bastante!
● Foque em UX e garanta que a navegação seja muito simples
● Além de clareza, as mensagens precisam ser curtas. Falar muito escrevendo pouco requer prática!
● Apele para o desejo do consumidor e invista em conteúdos que exaltem casos de uso do seu produto ou serviço. Menos sobre funcionalidades e mais sobre o uso e benefícios.
● Os principais segundos dos seus vídeos são os 8 primeiros. Prenda atenção com eles e exponha sua marca, pois se pularem o vídeo, ao menos sua marca foi exibida.
Conclusão:
Agora que você conhece o conceito de Engajamento de Conteúdo, e entende que engajar ficou mais difícil e concorrido, considere o uso de ferramentas para ajudálo nesse desafio.
As diversas ferramentas de engajamento de conteúdo são importantes, pois além de permitir a reciclagem do seu conteúdo, ou seja, apresentálo em formatos ainda mais engajantes, também oferecem analytics especializados em engajamento.
E sobre as estatísticas aqui apresentadas, recebi como parte da estratégia de marketing de conteúdo de uma respeitada startup norteamericana. Me engajei, virei lead!
Fontes:
http://smallbiztrends.com/2015/04/ultimateguideboostingcontentengagement.html
http://contentmarketinginstitute.com/2011/11/contentmarketinginboundmarketing/
http://blog.hubspot.com/marketing/humanattentionspandecreased
http://blog.hubspot.com/marketing/humanattentionspandecreased
Sobre nosso convidado:
Cezar é Growth Hacker no Izzui e associado do fundo de investimento anjo VentureOne. Foi sócio em startups na área segurança da informação, importação, leilão de arte e reflorestamento.
E-mail de contato: [email protected]
Use Facebook to Comment on this Post
One Comment
Leave a Reply (Cancel Reply)
Like us on Facebook!
Popular Posts
-
Seja a Startup da Vez | Mídia Gratuita
November 17, 2015 -
Guest Post Startups Stars | Como Participar?
November 17, 2015
Pingback: Guest Post do StartupsStars! | Startups Stars