Entrevista: Maurilio Alberone | Co-Fundador Bizstart e Edools

0
9 January, 2014 at 7:55 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Boa noite!

Nossa primeira entrevista do ano é com um empreendedor muito competente, o Maurilio Alberone.. Ele é co-fundador de uma empresa, a Bizstart, que ajuda milhares de outros empreendedores pelo Brasil.. Dentro dela, desenvolveu junto à equipe, o ebook “Sua Ideia Ainda Não Vale Nada”, que é um sucesso entre os startupeiros e a Edools, que já teve aqui no blog como a Startup da Vez. Confiram essa entrevista exclusiva para o Startups Stars!

Talita:  Maurilio, por que você decidiu empreender? Conta um pouco tua trajetória

Maurilio: “Desde muito cedo sempre pensei em empreender. Com uns 15 anos, durante o ensino médio, iniciei um site de classificados para o comércio de Bom Jesus do Itabapoana, cidade onde nasci, no interior do Rio. Logo depois tentei criar uma fábrica de sucos com um amigo. Nenhum dos dois “empreendimentos” foram em frente.

Tenho um perfil bastante inquieto e observador, por isso gosto muito de propor e criar alternativas para tudo.

Entre diversas outras tentativas frustradas, que nem valem ser destacadas, fui empreender formalmente em 2008. Junto com outros 4 colegas de faculdade resolvemos desenvolver um produto que permitisse a segmentação de propaganda, assim como o Google faz na web, na TV digital. Estávamos em contato direto com esta tecnologia no curso de Engenharia de Telecomunicações na Universidade Federal Fluminense e tínhamos conhecimento técnico para criarmos algo neste sentido. Nasceu assim a Peta5, que durou de 2008 a 2010 desenvolvendo um produto denominado Targ.TV, que permitia que emissoras veiculassem diferentes comerciais para diferentes perfis de telespectadores em um mesmo espaço publicitário. Levantamos quase R$500.000,00 em investimentos, tivemos equipe de quase 20 pessoas e trabalhamos mais de 3 anos neste negócio. Infelizmente os resultados comerciais não aconteceram. Construímos um produto que nossos clientes não queriam (emissoras, agências e anunciantes).

A partir do aprendizado e experiência adquirida na prática ao longo destes anos, resolvemos (eu e Rafael, meu sócio desde a Peta5) fundar a Bizstart no final de 2011, quase 1 ano após sairmos do negócio anterior. Percebemos que o período em que mais perdemos tempo e tivemos dificuldades foram nos passos iniciais de nosso negócio. Por isso o propósito da Bizstart sempre foi atender empreendedores nas fases iniciais de construção de suas startups, buscando acelerar este aprendizado tão importante. A partir deste ponto inicial acreditamos que existem outras empresas e instituições que fazem muito bem seu papel, como aceleradoras, incubadoras e investidores-anjo, por exemplo.

Mais recentemente, em julho de 2013, começamos a investir em um novo negócio. Construímos o Edools, uma plataforma de ensino à distância que possibilita qualquer empresa publicar, vender e gerenciar seus cursos online sem nenhuma complicação. Vimos a evolução de plataformas de EAD muito legais para o mercado B2C, como Udemy, Udacity, Lynda, EasyAula, Beved etc, ao mesmo tempo que percebemos uma enorme carência em soluções com os mesmos recursos sendo oferecidas para o mercado B2B, que ainda sofre com sistemas complexos, caros e com usabilidade muito ruins. O Edools nasceu para atender esta carência e estamos em um processo bem acelerado de crescimento.”

Talita: Vocês viajam por todo o Brasil para formar e ajudar novos empreendedores. Qual você acha ser a dúvida mais frequente e como vocês orientam nisso?

Maurilio: “O empreendedor que está começando tem várias dúvidas. Muitas delas estão ligadas à simples dinâmica do ecossistema de startups, como o funcionamento de aceleradoras, investidores e outros temas similares. Porém, dentre aqueles que já começaram realmente a executar a sua startup as dúvidas variam entre como validar o modelo de negócios, como apresentar o produto aos clientes e como atrair bons profissionais ou sócios.

Nosso trabalho de orientação é absolutamente prático, uma vez que já passamos ou ainda vivenciamos estes desafios em nossos negócios atualmente. Então estamos longe de apresentarmos respostas prontas e fórmulas, como muitos empreendedores buscam, mas sim compartilhamos nossos aprendizados e o de outros milhares de empreendedores que interagimos continuamente.”

Talita:  Quais são as regras que os novos empreendedores precisam para iniciarem sua startups?

Maurilio: “Apesar de nós trabalharmos muito compartilhando metodologias, ferramentas e processos que ajudam o empreendedor a dar seus primeiros passos, sabemos que as necessidades variam muito de acordo com a experiência daquele empreendedor e também das características do negócio.

Porém, um processo de validação de problema e de solução é fundamental para qualquer startup iniciante. Reforçamos tanto esta importância que há 1 ano escrevemos um ebook para guiar os empreendedores nestas etapas. O download do ebook, que já teve mais de 20 mil leitores e é recomendado em diversos cursos para startups, pode ser feito gratuitamente aqui http://conteudo.bizstart.com.br/ebook-sua-ideia-ainda-nao-vale-nada.”

bizstart

Talita: Conta um pouco de como a Bizstart esta posicionada hoje no mercado.

Maurílio: “Como falei anteriormente, o propósito da Biztart é atender empreendedores nas fases iniciais dos seus negócios. Então, nos posicionamos como uma solução para as etapas de pré-aceleração de uma startup, onde ela ainda possui necessidades claras de amadurecimento em seu modelo de negócios inicial, validação do problema e da solução. A partir deste ponto as startups estão prontas para buscarem outras formas de apoio, como aceleradoras ou investidores-anjo.”

Talita: Qual o momento de você como empreendedor quase desistiu e como conseguiu virar o jogo

Maurilio: “O pior momento foi quando encerramos as atividades da minha primeira startup no final de 2010. Fiquei uns 3 meses bem desmotivado e sem saber o que fazer para recomeçar, já que tinha passado os últimos 3 anos mergulhado completamente em um negócio que simplesmente não deu certo.

Com o tempo pude perceber que havia aprendido muito durante estes anos empreendendo e que tinha totais condições de tentar novamente, porém sem cometer os mesmos erros de antes. E assim nasceu o planejamento para o início da Bizstart.”

Nota

Maurilio, muito obrigada pela entrevista! Pessoas como você, fazem esse blog ser um sucesso, pois as experiências são reais! Sucesso!

Beijos

Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

http://www.startupsstars.com/

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply