Entrevista: Jordi Ber | CEO Habitissimo Brasil e Co-Fundador Mundial

1
18 September, 2013 at 8:58 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Bom dia!

Começando mais uma quinta-feira de pé direito, com entrevista internacional aqui no Startups Stars!

O Jordi Ber é Co-Fundador da empresa Habitissimo, que começou na Espanha e está presente ainda na Itália, México, Argentina, Chile, Turquia e agora Brasil. Ele será o CEO aqui do nosso país. Seu currículo é brilhante, estudou no MIT (Massachusetts Institute of Technology), fala diversas línguas; agora está participando do Geeks on Plane, promovido pela 500startups e vem ao Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) na próxima semana, eu vou lá encontrar com ele =)

Talita: O MIT é uma escola muito concorrida e de lá saem pessoas muito competentes e empreendedoras. Como foi essa experiência?

Jordi: “Foi uma experiência incrível, tanto no sentido pessoal como no acadêmico. O MIT é um lugar especial, as pessoas que o formam são realmente especiais. Lá conheci muitas pessoas interessantes.

Na parte acadêmica, ressaltaria a possibilidade de adaptar o programa acadêmico às suas necessidades e interesses. No meu caso, embora estava dentro de um programa do departamento de Engenharia Civil, aprendi sobre tecnologia da informação e empreendedorismo. O ecossistema do empreendimento existente é fantástico.

Para mim existe um antes e um depois do MIT.”

Talita: Me conta um pouco sua história como empreendedor.

Jordi: “Eu descobri o meu lado empreendedor na escola HEC Paris, onde fiz especialização em empreendedorismo, estávamos na época da borbulha ponto com. Quando terminei os meus estudos, tentei levar para frente um projeto mas não consegui fazê-lo, não consegui convencer aos sócios industriais aos que eu havia proposto o projeto. De modo que comecei a trabalhar numa grande empresa de construção em Barcelona, onde estive durante dois anos e adquiri experiência. Depois consegui uma beca Fulbright e fui ao MIT, onde aprendi mais coisas sobre empreendimento. Quando voltei a Espanha resolvi empreender e criei construmatica.com com a ajuda do Grupo Intercom. Construmática saiu da minha experiência pessoal como um jovem engenheiro na construção, havia muitas coisas que eu não sabia e pesquisava a informação no Google… Mas não encontrava nada. A missão da construmática era ajudar aos técnicos da construção a encontrar a informação técnica que eles necessitavam para o seu trabalho. Foi um bom projeto mas não foi um bom negócio, não conseguimos encontrar um modelo de negócio que prosperasse. No entanto, aprendi um montão de lições valiosas que depois usei no Habitíssimo.

Fundadores do Habitissimo | Startups Stars

Fundadores do Habitissimo | Startups Stars

Habitíssimo também surgiu da experiência pessoal, quando procurei um encanador e um eletricista para fazerem um conserto no meu apartamento em Barcelona. Foi bastante difícil encontrar alguém, e além disso, tive uma péssima experiência. Pensei que Internet poderia adicionar transparência a esse mercado e pesquisei um pouco, vi que nos mercados mais avançados haviam projetos de sucesso em torno dessa ideia, de maneira que parecia haver uma boa oportunidade de negócio :) O primeiro que fiz foi procurar um sócio tecnológico, e encontrei ao Martín. Sem ele Habitíssimo não houvesse sido possível, tenho muita sorte em tê-lo como sócio. Com a minha poupança e muitas horas de trabalho fizemos a primeira versão (beta), e nos apresentamos ao SeedRocket, que tivemos a sorte de ganhar… e a partir daí conseguimos um pouco de dinheiro, em seguida chegaram os primeiros clientes, etc.

Agora Habitíssimo possui mais de 50 empregados e atendemos clientes em 7 países diferentes. Estou aprendendo muito de outros países onde atuamos e da equipe internacional que construímos. Também me permite viajar e descobrir outros lugares e pessoas. Por exemplo, agora eu estou participando no “Geeks on a Plane” com o pessoal do 500 startups pela América Latina. Está sendo uma experiencia extraordinária.”

Talita: A sua empresa, Habitíssimo está em vários países, me conta um pouco como é tornar um sonho em uma multinacional e qual a visão da empresa daqui para frente.

Jordi: “É uma satisfação enorme, e foi quase sem que nos déssemos conta. Tento desfrutar a cada dia o que estamos conseguindo, é como viajar e desfrutar da paisagem. Acredito que é importante dar valor e desfrutar das coisas boas quando elas nos acontecem.
O que mais me enche de orgulho é a equipe que construímos, tentamos que as pessoas que fazem parte dessa equipe sejam felizes no seu trabalho, e que Habitíssimo seja um lugar de desenvolvimento pessoal e profissional para eles. Em segundo lugar penso muito nos usuários e clientes que temos. Atrás de cada solicitação de orçamento existe uma história, e a cada dia ajudamos a milhares de pessoas a fazer com que a sua casa ou negócio sejam um lugar melhor para viver ou trabalhar. Isto é muito importante. De outro lado estão os profissionais, nos satisfaz muito poder ajudá-los a conseguir mais clientes para o seu negócio. Atrás de cada profissional também existe uma história, empregados, famílias que dependem desse negócio… Saber que lhes ajudamos é uma coisa maravilhosa.

Quanto ao futuro, queremos seguir melhorando o nosso serviço, temos muitas coisas para melhorar, ainda há muito para fazer. E queremos seguir crescendo nos países nos quais estamos, bem como seguir expandindo-nos a novos países. Queremos reformar o mundo cômodo por cômodo :)”

Talita: Como foi a decisão de expandir para o Brasil?

Jordi: “Para as empresas Espanholas, a expansão internacional costuma acontecer muitas vezes pela América Latina, pelos laços históricos e culturais que nos unem. O Brasil é o maior país da região e 50% do comércio eletrônico, de maneira que decidimos tentar a sorte apesar de que fosse outro idioma. Habitíssimo Brasil começou com um estagiário em meio período, Otávio, que fazia o seu mestrado na Espanha, ele traduziu a primeira versão da web e se encarregava do atendimento aos usuários. Depois a equipe foi crescendo, e agora a equipe brasileira é a maior depois da equipe espanhola. Ao passo que vamos, logo logo será a equipe maior.”

Talita: Quais são os passos que os empreendedores devem dar antes de começar suas startups?

Jordi: “Creio que o mais importante é encontrar a sua paixão, empreender exige muito esforço e tempo, de maneira que é importante fazer algo que você goste. Depois eu diria que se trata de aprender a ser empreendedor, principalmente aprender dos típicos erros que cometem os empreendedores para não cometê-los. Felizmente cada vez há mais literatura e recursos para aprender. O meu terceiro conselho seria procurar um sócio que te complete, é mais fácil quando se é uma equipe. E por último, sair a vender desde o primeiro dia.”

habitissimo mini iconeSobre o Habitissimo

“Habitissimo é um aplicativo que conecta clientes com um projeto de reforma ou qualquer outra demanda de serviços para sua casa com profissionais e empresas que possam prestar esses serviços.

Somos uma equipe de pessoas jovens e profissionais que inovam a cada dia para dar a melhor atenção aos clientes. Nosso produto é rápido, cômodo, sério e de qualidade profissional.

No Habitissimo nossos clientes são os verdadeiros protagonistas. Nos dirigimos às pessoas que querem fazer uma reforma na sua casa, mas que lhes custa dar esse passo. Aos empresários que estão buscando algum profissional para criar um melhor lugar de trabalho. Aos profissionais de reforma que se vêem capazes de fazer e poucos lhe conhecem. Aos construtores que com experiência garantida têm muita vontade de pôr as mãos à obra… A todas essas pessoas o Habitissimo lhes oferece um mundo à sua medida. Nos comprometemos a dar um sistema simples, de soluções eficazes, acessíveis e de atenção personalizada. Sem esperas, sem custos ocultos e sem complicações. ”

Nota

Muito feliz da qualidade das entrevistas aqui no Blog! Jordi, fantástica sua participação, obrigada! Nos vemos na próxima semana! Verônica Rosselló que nos conectou, obrigada querida!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

Use Facebook to Comment on this Post

One Comment

  1. Jorge Bueno / 28 February, 2015 at 11:47 am / Reply

    Ola, bom dia trabalho como autonomo na area da construçao civil atuando mais em reformas, preciso de mais informaçoes sobre o Habitissimo .obrigado pela atençao Jorge

Leave a Reply