Entrevista: Eva Martín CEO e Co-Fundadora do Tiendeo

0
6 September, 2013 at 8:09 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Bom dia!

Uma entrevista internacional hoje no Startups Stars!

Tiendeo é uma empresa que agrupa folhetos, encartes e ofertas de todas as empresas que adoramos. Vou falar mais sobre a plataforma no final, mas eles chegaram no Brasil com força total e tivemos a sorte de entrevistar a CEO e Co-Fundadora, Eva Martín, de Barcelona-Espanha. Aproveitei para perguntar sobre o momento Brasil e porque a expansão por aqui.

Talita: Eva, me conta um pouco sua trajetória e por que decidiu empreender.

Eva: “Estudei engenharia industrial em Barcelona e Paris. Quando acabei o curso, comecei a trabalhar em projetos de otimização de produção para Siemens, em uma fábrica perto de Munich. Dois anos depois, voltei para Barcelona, minha cidade natal, onde iniciei minha carreira profissional para a multinacional Nestlé Ibéria, especificamente no departamento de logística. Passei nove anos trabalhando para Nestlé, em Barcelona e Lisboa, e nos últimos quatro anos fui chefe de distribuição física de produtos congelados e refrigerados.

No entanto, faz três anos, decidi empreender. Embora eu gostasse tanto do meu trabalho, também tinha vontade de aprender, de explorar novos campos e de passar novos desafios profissionais. A verdade é que eu acho que sempre existiu essa vontade de empreender, mas faltava a coragem para me lançar; até que um dia, com dois amigos dissemos: “É agora ou nunca!”. Foi assim que largamos tudo e começamos do 0. E assim nasceu Tiendeo no fim de 2010.”

Talita: Como é o mercado das startups em Barcelona?

Eva: “Hoje em dia, Barcelona é considerada uma das cidades mais importantes da Europa em novas tecnologias e empreendimento. Existem muitas startups que estão começando, e algumas com sucesso. Em Barcelona há muito movimento e vontade de empreender!”

Talita: Por que a decisão de expandir para o Brasil?

Eva: “Brasil é um país muito interessante para a expansão do marketing móvel. A inserção de smartphones por habitante está crescendo (atualmente é de 14%) e o mercado é muito grande. Isso faz com que o potencial de crescimento de Tiendeo seja muito maior no Brasil que em outros países.”

Talita: Como você se sente em um mundo empreendedor ainda muito masculino, tendo uma empresa de sucesso?

Eva: “Durante toda a minha vida trabalhei muito satisfeita em ambientes ou setores principalmente masculinos. Tem gente que ainda se surpreende de encontrar uma mulher trabalhando em um departamento ou empresa tecnológica, mas por sorte, a presença feminina nestes setores é cada vez mais comum. Para destacar: quando eu estudei engenharia, as mulheres representavam um 6%; atualmente, as estudantes de engenharia representam já um 50% na Espanha.”

Talita: Quais os conselhos para os novos empreendedores do mundo?

Eva: “Uff! Considero que dar conselhos é muito difícil… Ainda mais quando tenho a sensação de que continuo aprendendo todos os dias. Porém, eu diria: Que se lancem a empreender sem medo! Às vezes, eu me arrependo de não ter montado uma empresa antes…
Outro conselho que eu daria é preparar um bom business plan. Depois se pode ir adaptando, mas sempre é mais fácil de começar se está tudo bem organizado. Finalmente, aconselharia que se unissem com pessoas trabalhem e se levem bem. Começar um projeto desse tipo não é nada fácil e aparecerão momentos difíceis, por isso é muito importante o apoio e a mutua compreensão.”

Sobre  o tiendeo

tiendeo no startups stars

Tiendeo Brasil  é uma web e aplicativo gratuito que reúne toda a informação do mundo do varejo (catálogos, ofertas, cupons, encartes etc.) em uma única plataforma, oferecendo um serviço completo e de qualidade.

Com as ferramentas de Tiendeo, o usuário pode geolocalizar facilmente as lojas mais próximas, consultar telefones e horários e folhear online todas as ofertas e catálogos atualizados. Permite procurar lojas e encartes por categorias (moda, supermercados, casa e decoração, eletrônicos entre outros) e possuí um sistema de alertas para receber notificações das suas marcas, produtos e catálogos favoritos.

É uma ajuda de grande utilidade para decidir onde fazer as compras diárias ou uma compra mais oportuna, como um notebook ou um sofá. Além disso, o usuário sabe a qual distância se encontra o ponto de venda mais próximo. Todas as facilidades que oferece Tiendeo Brasil estão tanto em formato web como no seu aplicativo para iPhone, iPad e Android.

Tiendeo Brasil ofrece:
- Folhear os catálogos vigentes das lojas
- Encontrar endereços, telefones e horários
- Procurar produtos dentro dos catálogos online e guardar as ofertas mais interessantes
- Reciber alertas das lojas e produtos favoritos.”

Nota

Obrigada Eva pela participação!! Logo logo vou publicar o tiendeo como Startup da Vez para entendermos melhor o negócio deles! Ainda hoje tem startup aqui! =)

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply