Entrevista: Johan Jonsson | CEO e Fundador do Agente Imóvel

0
9 August, 2013 at 1:09 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Boa Noite!

Hoje um convidado lá da Suécia que resolveu morar no nosso país para empreender. Johan Jonsson é entrevistado da noite aqui no Startups Stars.

Ele fundou algumas empresas e hoje toca seu projeto, que de pequeno não tem nada, o Agente Imóvel, classificado online para venda e aluguel de imóveis dentro do território nacional. Ele conta um pouco sobre  sua trajetória, diferença entre o mercado da Europa e aqui no nosso Brasil e finalmente, dicas de como conseguir os parceiros certos para sua startup!

Talita: Johan, você é um exemplo de empreendedor em série, fala um pouco sobre sua trajetória.

Johan: “A minha carreira como empreendedor na área de Internet, se iniciou quase na mesma época que a Internet começou a virar um comércio, em 1997. Tive a sorte de fazer parte de um grupo de pessoas que criaram serviços para uma empresa de mídia chamada Schibsted. Na época, ela tinha somente receita da mídia impressa e TV, hoje em dia, a Schibsted, é reconhecida como a terceira empresa do mundo em classificados online, perdendo somente Ebay e Craigslist.

No Brasil, ela esta atrás sites como Bomnegocio e Infojobs, que faz parte da presença total deles em 22 países. Criamos os primeiros sites de ingressos, viagens, classificado e analises para investidores no mercado financeiro, que foi minha área principal. Em seguida, sai da Schibsted para uma nova aventura, que foi uma start-up no mercado financeiro. A Avanza começou com uma corretora de ações e depois ganhou a permissão de operar como banco. Foi um grande sucesso e hoje em dia a Avanza é o maior banco especializado em trading na Suécia.”

Talita: Quais os pontos fortes e fracos que o Brasil tem, comparados ao mercado Europeu de tecnologia, onde você empreendeu Logo Agente ImovelJPEGanteriormente?

Johan: “Pontos fortes:  Em comparação com a Suécia, que tem uma população menor do que a do estado do Rio de Janeiro, o mercado é bem maior. O mercado do Brasil é fortíssimo. O setor onde nos operamos, tem a vantagem de operar em duas indústrias, que estão em uma fase de forte de crescimento - o setor imobiliário e classificados online.

Vindo de um dos países mais à frente da internet e com uma população onde mais do que 90% estão online, aproveito o fato de ter experiências que podemos adaptar aqui no Brasil antes da nossa concorrência.

O desenvolvimento do internauta tem uma tendência de se fazer em ciclos e, para nos, felizmente Brasil ainda está um pouco atrás EUA e Europa.

Pontos fracos:

- A carga tributaria pesa muito para os empreendedores no Brasil. Em comparação com a Suécia, onde o governo além de cobrar zero de imposto na fase de startup, pagam subsídios para facilitar os empreendedores a atingir break-even. A iniciativa de Microempresa é um bom começo, mas ainda falta muito.

- Burocracia…. como estrangeiro, eu sofri muito mais do que um Brasileiro em geral, somente para abrir minha primeira conta bancária, demorou um ano e meio.”
Talita: Decidir mudar de país para um novo desafio não deve ser fácil, como surgiu o Agente Imóvel e como ele está posicionado no mercado brasileiro?

Johan: “Simplesmente por causa das minhas experiências. Estava procurando um apartamento para alugar e não achei nada de bom. O segundo problema aconteceu quando eu comprei um jornal impresso e comecei a comparar os anúncios - não existia uma referencia para o preço atual no mercado. Estas duas experiências se transformaram no Agente Imóvel.

Talita: Você têm grandes clientes como Rossi, Cyrela e Lopes entre outros, quais são as dicas para conseguir esse tipo de clientes em plataformas novas como as das startups?
Johan: “Nunca desistir e ter uma paciência enorme! Ganhar uma conta de uma empresa como essas, não é feito em uma telefonema. Tem que aparecer no radar deles e namorar por bastante tempo. Muitas vezes o caminho até lá, será feito por um intermédio, no nosso caso, agências de mídia. Desta forma,  serão duas relações a construir e mantê-las.”

Talita: Como você acha que o empreendedorismo pode ajudar a melhorar o Brasil?

Johan “Bom, uma boa resposta dessas, pede o espaço de um livro. Os empreendedores são uma parte da espinha dorsal para desenvolver uma economia, pois trazem novas ideias e conceitos. Um empreendedor sempre está em busca de uma “invenção” que irá gerar empregos, consequentemente, renda para o país.”

Sobre o Agente Imóvel

agenteimovel“A Inteligência de busca do mercado imobiliário

 Criado com a missão de ajudar os usuários a encontrar a casa dos sonhos no lugar certo, pelo preço certo, aliando facilidade, inteligência e divertimento, o Agente Imóvel é um portal imobiliário especializado em compra, aluguel e temporada de imóveis. O site traz o grande diferencial de ser o único do segmento a realizar a reserva e efetuar o pagamento online para locação por temporada.

Além de disponibilizar milhares de imóveis queremos ser o parceiro preferido de informação. Nossos navegantes encontram uma plataforma interativa com conteúdos exclusivos e customizados para atender todas as suas necessidades. Através do nosso portal e das nossas redes sociais, é possível acompanhar e compartilhar tendências e informações do mercado imobiliário e ficar mais bem informado e confiante em sua decisão de como, onde e quando comprar, vender ou alugar.

O Agente Imóvel é o melhor lugar para encontrar e divulgar o seu imóvel.”

Nota

Tive o prazer de estar em contato com o Johan por 2 meses, quando prestei uma consultoria comercial lá, foi incrível! Obrigada pela entrevista meu querido! Muito mais sucesso para você!

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

Bjs

 

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply