Concorrência é saudável para Startups

1
8 May, 2013 at 12:39 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Boa Noite!

Tive algumas experiências na minha carreira que me fizeram chegar a essa afirmação “Concorrência é saudável para Startups”, vou explicar o porque.

Quando o Peixe Urbano começou no Brasil, o Groupon existia lá fora e logo depois veio para cá. Eles construíram seus nomes baseados em um novo conceito, o de compras coletivas. Os próprios investidores puderam ver que o mercado estava aquecido pois podiam comparar ambos os projetos. No primeiro ano do Peixe, eles fizeram uma promoção de R$0,01 centavo para algumas ofertas, em consequência disso os sites concorrentes saíram do ar, pois o volume de pessoas que queriam fazer o comparativo em outro site, para saber se eram promoções em todas as plataformas, as companhias aéreas fazem muito isso, não me lembro da vez que a Gol fez promoção e a TAM não fez no mesmo fim de semana e vice versa.

A mudança da cultura é o grande desafio das startups, por isso se temos pessoas comprometidas a mudar esse mercado é melhor para todo mundo. Vamos a mais exemplos. Restaurante Web e Ifood, plataformas que são concorrentes, mas o maior desafio não é um ganhar do mercado do outro, mas de fazerem com que o consumidor não peça mais pelo telefone e vá para a internet pedir sua comida. Se surgem vários players competentes, isso só vai ajudar a ensinar o consumidor nas novas maneiras de fazer a mesma coisa. Isso é o trabalho das Startups, muitas vezes criar novos conceitos e outras, simplesmente fazer de maneira diferente a mesma coisa de antes, só que mais fácil.

Não podendo esquecer a outra ponta do triângulo que são os parceiros:

Parceiros - Startups - Usuários

As startups trazem um novo fôlego para as empresas, ajudando nos horários ociosos, nos problemas com sistemas, problemas de atender o telefone e em muitos outros cenários. Temos esse papel, de mostrar confiabilidade nessas novas soluções que mostramos aos empresários “off-line”, pois eles irão participar perdendo uma parte da sua rentabilidade. Tendo mais de uma empresa trazendo uma nova possibilidade é mais fácil atrair os parceiros.

Não estou dizendo para achar que o concorrente é seu amigo e não vai roubar o seu mercado, mas sempre ter um parâmetro das outras empresas, torna o trabalho menos difícil, quando se monitora o que acontece, é mais difícil ser pego de surpresa, mas os melhores serão os líderes, com certeza.

Temos um crescimento incrível de novos usuários brasileiros na internet, peguem suas ideias e executem, ainda tem espaço para todos os projetos e muitos mais que virão com o tempo! Vamos empreender galera, é a nossa vez!!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

 

Use Facebook to Comment on this Post

One Comment

  1. Pingback: De Tudo um Pouco | Startups Stars

Leave a Reply