Fim da Shoes4you e o modelo “copycat”

1
28 April, 2013 at 12:35 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Boa Noite!

Primeiro vou explicar para quem não sabe o conceito do copycat.. Para nosso universo de startups, o copycat é quando algum empreendedor copia uma startup de sucesso de fora e trás para nosso país, o que a Shoes4you fez e tantas outras fizeram, como: Glossybox, Elo7, Baby entre outras.

Em conversa com um amigo empreendedor, ele me disse que o modelo copycat ainda é o mais seguro, mas vamos as explicações. O mercado brasileiro ainda é muito novo, sabemos que a probabilidade de uma startup não ter sucesso é de 70%, mesmo com investimento, até mesmo nos mercados mais maduros empresas ainda fecham. Estudos são feitos, análises etc, porém o modelo só é testando mesmo quando o cliente começa a usar o site, quando o produto está na rua. Copiar modelos que são sucesso em outros países, pode trazer um pouco mais da experiência de fora, claro que é preciso adaptar o modelo de negócio de acordo com o mercado a ser explorado, mas muitas das métricas podem ser replicadas para dar mais segurança e visão ao projeto.

Então a equipe do Shoes4you nada mais fez do que, ver uma oportunidade de fora para lançar em um mercado crescente no Brasil, de calçados femininos, eu particularmente compro ao menos 1 sapato por mês, nos mulheres adoramos isso; eles validaram a ideia, os investidores que vieram também eram do segmento, acreditaram na proposta, o cenário da época tinha tudo para dar certo e todos fizeram o que era certo. Dai voltamos a ideia que empresas fecham, e isso aconteceu com eles, uma série de problemas com logística, tipo de consumidor diferente do que imaginaram etc, eles foram muito maduros e responsáveis quando decidiram descontinuar o projeto.

O ciclo de vida aconteceu para eles que infelizmente não puderam continuar, mas isso não desmerece o modelo de assinaturas, o de trazer uma ideia de fora nem de nada.

Empreender é para poucos, fazer o que eles fizeram, muitos de nós não iremos conseguir, mas vamos continuar nos dedicando, trabalhando para que nossos projetos sejam um sucesso. Acredito muito que o Brasil vai conseguir uma maturidade no mundo dos negócios e temos muita gente brilhante por aqui, vamos com tudo e devemos guardar como uma lição, mais esse episódio.

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

 

 

 

Use Facebook to Comment on this Post

One Comment

  1. Pingback: De Tudo um Pouco | Startups Stars

Leave a Reply