Startup: Cuca Maluca | Especial Semana das Mulheres

2
7 March, 2013 at 12:01 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  2 Comments

Boa Noite!

Mais um recorde de visitas ;) Obrigada…

Em continuidade ao especial, uma startup que vem de São Paulo, a Cuca Muluca. Completaram um ano de vida e tem como sua fundadora, a super empreendedora, Valéria Guerra. A ideia da sua startup surgiu com a ajuda da sua filha, na época com 8 anos, por uma dificuldade de encontrar um conteúdo infantil na internet.

Todos temos alguma criança por perto e vamos sim ajudar a Valéria e todos que se preocupam com a infância das crianças do nosso país, a ter uma leitura e jogos de mais qualidade na internet. Com vocês:

O que é  a Cuca Maluca?

“A Cuca Maluca é uma produtora de conteúdos infantis, criada para ajudar os pais a encontrar livros e jogos interativos para seus filhos com idades entre 2 a 8 anos. Nossos livros e histórias foram desenvolvidos para as crianças explorarem possibilidades visuais e táteis, por meio de desenhos coloridos e histórias muito divertidas.

A Cuca Maluca resgata valores do folclore brasileiro, clássicos da literatura mundial e ainda publicações de autores e ilustradores infantis do mundo todo.

As histórias da Cuca Maluca podem ser baixadas através de nosso aplicativo CUCA MALUCA, disponível no iTunes e Google Play, e individualmente na maioria das plataformas móveis.

Em breve lançaremos um novo aplicativo com uma nova coleção de livros a Cuca Maluca  e dos livros de outras editoras para todas as plataformas digital.”

Como surgiu a ideia?

“Em outubro de 2011, observando a reação da minha filha mais velha que na época tinha 8 anos, comentou que não tinha nada de legal para ela… o que tinha estava disponível em outro idioma. Percebi que ela tinha razão. Conversando com outros pais e crianças, tivemos a constatação: existe um mercado enorme para desenvolver conteúdos específicos para crianças. O nome da Cuca Maluca nasceu do apelido da minha filha: que brincou: Puca Maluca rima com Cuca… e então ela disparou Cuca Maluca! Verificamos nome que estava disponível e registramos. Reunimos nossa expertise de mobilidade, produção e partimos para o teste de mercado. Em janeiro de 2012, a Cuca contava com o seu primeiro contrato de embarque em um tablet para o publico infantil.

Atualmente a Cuca Maluca esta embarcada nos principais fabricantes de Tablets do Brasil, com uma base estimada de 500.000 equipamentos.”

Qual a situação atual da sua empresa e o que você busca para sua startup ? 

 “Até hoje a Cuca Maluca usa o investimento pessoal. Acreditamos que além de uma boa ideia, é necessária uma boa implantação. Estamos procurando por investidores e parceiros de negócios para a empresa, pois ainda temos muito para desenvolver. Nossa ideia e ter uma linha de produtos digitais e de audiovisual de alta qualidade que chegue às mãos de todas as crianças do Brasil, independe da sua condição econômica.”

Quantas pessoas trabalham hoje no Cuca Maluca

“Atualmente nosso quadro é pequeno. Além dos sócios atuam diretamente na produção e na comercialização  temos o apoio de educadores, ilustradores. Algumas áreas são terceirizadas como advogados, alguma coisa de tecnologia.”

Qual o desafio atual da sua startup?

“O ambiente da Cuca Maluca é cercado de muito carinho e muita dedicação. Nossos parceiros são contaminados pela nossa proposta e buscam diariamente dar ideias para expandir o conceito da empresa. O lançamento dos primeiros aplicativos foram um pouco mais tensos, pois tínhamos contratos e datas muito curtas. Era necessário funcionar como um “relógio suíço”. Acredito que o nosso maior desafio é conquistar cada vez mais o universo infantil e seus pais.”

Quais os canais de divulgação que você usa para chegar aos seus usuários? 

“Um dos nossos principais investimentos de divulgação está nos anúncios do Facebook e do Google, que tem gerado um número significativo de visitas ao site e gerado um volume interessante de downloads.

Em nosso blog, contamos com a colaboração de formadores de opinião, que conversam diariamente com os pais sobre educação, dicas literárias, novidades, culinária e aspectos que envolvem o mundo de pais e filhos. Entendemos que o canal com os pais é fundamental, pois eles conduzem as crianças para os aplicativos e acabam nos auxiliando nas tendências.”

 Como é a estratégia para buscar os parceiros?

“Temos duas apostas distintas: a primeira aposta está nos parceiros tecnológicos como Gradiente, Sony, Samsung, Multilaser e Positivo. Procuramos estar bem próximos deles. Isso garante uma boa base de distribuição.

A segunda aposta esta na geração de conteúdo relevante e de qualidade – usamos o conceito de Transmidia Storytelling em nossas produções, que garante o engajamento das crianças. Existe um mercado enorme a ser explorado neste sentido. Acreditamos também na cooperação e no que gostamos de chamar da corrente do bem: temos a oportunidade de criar conteúdos relevantes e que beneficiem as crianças e contribuam para uma sociedade melhor e mais inclusiva em todos os sentidos. Para nós da Cuca Malucatodas as crianças são o futuro!

Os editores e escritores e ilustradores tem nos procurado para publicar seus títulos no mundo da Cuca Maluca. Isso mostra que estamos no caminho certo! Acreditamos que a modelagem de negócios da Cuca Maluca é um forte diferencial.”

 Como você enxerga a empresa em 2 anos?

“A Cuca Maluca completou o seu primeiro ano de operação em agora em janeiro de 2012. Temos um caminho grande a ser percorrido para consolidar a marca e gerar receitas. Nos próximos 2 anos, a Cuca Maluca deverá se estabelecer como um dos grandes players do mercado infantil. Estamos trabalhando muito forte, no sentido de ter uma oferta complementar de produtos, que passará inclusive pelo licenciamento dos nossos personagens.”

Situação da Startup: Lançada

Site: cucamaluca.com

Fase: Em busca de investidores

Fanpage: www.facebook.com/cucamalucaproducoes

Twitter: @cucamalucaprodu

E-mail: [email protected]

Valéria, fico feliz em ver startups cuidando da nossa cultura, das nossas crianças, vou apresentar seu projeto para minha sobrinha, que adorar ler e jogar on-line. Parabéns!

Amanhã eu estou de volta ;)

Bjs @talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Use Facebook to Comment on this Post

2 Comments

  1. Christian Pensa / 7 March, 2013 at 12:27 am / Reply

    Parabéns Valéria.

  2. Pingback: Startups que Passaram por aqui | Startups Stars

Leave a Reply