Startup: mecasar - Especial Semana das Mulheres

4
6 March, 2013 at 12:02 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  4 Comments

Boa noite!

Essa semana está sendo fantástica (ontem novo recorde, obaaa).. E para continuar a celebração das mulheres, um projeto para um momento muito especial, uma startup que vai ajudar e muito mulheres que pretendem dar um próximo passo aos relacionamentos amorosos, o casamento. O mecasar, que tem sua sede em Curitiba, vem com a proposta de ter um checklist com todos os detalhes do grande dia, quero um dia usar essa plataforma, só não sei quando. Enquanto isso, quero que vocês testem para mim (não é só para mulheres, homens também tem que participar, afinal de conta o casamento é para dois). A Ana Mello, uma linda empreendedora, Co-Founder e COO da empresa compartilhou com todos os detalhes de como tudo funciona.

O que é o mecasar?

O mecasar é um marketplace hyperlocal web/mobile que transformou a maneira de organizar o casamento. Os noivos planejam tudo de maneira fácil, prática e interativa. Recebem indicações de empresas da região, que atendem ao orçamento previsto do casal, e ainda podem contar com ferramentas que facilitam a organização de todas as etapas, deixando o processo ainda mais divertido. O serviço é gratuito aos noivos, basta que informem a data e o local do casamento, e quanto pretendem gastar na festa.

Ainda no início de março, vamos lançar o aplicativo mecasar para dispositivos da Apple (iOS), que vai agilizar ainda mais o contato dos noivos com os fornecedores, já que vão poder pesquisar onde e quando quiserem sobre os serviços necessários para o casamento. Os noivos vão poder organizar tudo pelo celular.

Para os noivos:

Através do Checklist Interativo, os noivos são informados sobre o que fazer em cada etapa, recebem indicações dos melhores fornecedores da região e ainda contam com ferramentas que auxiliam nas tarefas mais complicadas de cada fase:

* Guia de fornecedores completo

* Site de casamento personalizado

* Planilha de orçamento dinâmica

Para os fornecedores:

O mecasar é a maneira mais eficiente na divulgação de produtos e serviços para noivos da web. Associando empresas às tarefas do Checklist Interativo e também a conteúdos especializados, o mecasar consegue antever as necessidades de cada casal, provendo indicações precisas e consequentemente maior taxa de retorno. Contamos com uma equipe com mais de 8 anos de experiência, e que acredita no que faz. Temos a certeza de que todo esse esforço ajudará nossos pombinhos a realizarem seus casamento exatamente da forma como sonharam… e nós ficamos muito contentes com isso.”

Como surgiu a ideia?

“O surgimento do mecasar tem relação direta com a vida pessoal do meu sócio e cofundador, Arthur Furlan, responsável técnico do produto. Em meados de 2010, quando planejava seu casamento, ele percebeu o quanto era difícil e burocrático organizar a cerimônia e a festa, já que as informações que desejava estavam desagrupadas e desorganizadas. Surgiu, então, a ideia de organizar todas as etapas do casamento de um modo rápido, gratuito e online. O Arthur tem o costume de dizer que criou o mecasar com o objetivo de tornar a organização do casamento um período que os noivos possam aproveitar sem ficarem exaustos ou estressados.

No final de 2011 fui convidada pelo Arthur para testar o sistema, pois era noiva e trabalhava com tecnologia. Decidi colocar uma data fictícia, mas que fosse o mais realista possível, no caso um sábado com pelo menos três meses de antecedência. Meu noivo topou ajudar no teste, e uns dias depois conversamos mais seriamente sobre a possibilidade e decidimos manter a data. Confiamos plenamente no mecasar e o casamento foi perfeito, exatamente como planejamos. Depois dessa experiência tão bem sucedida para os dois lados, pois acabei dando várias sugestões e ajudando na evoluição do projeto, o Arthur me convidou para dividirmos a sociedade do mecasar. Desde então, além de dividirmos a responsabilidade do negócio, também compartilhamos seus avanços e desafios. E é claro, também dividimos o prazer e a alegria de trabalhar com um produto que facilita a vida das pessoas.”

Qual a situação atual da sua empresa?

“Acabamos de passar por uma rodada de investimento, estamos na fase de evolução do produto e aplicação das estratégias para aumentar nossa tração. Parte da nossa estratégia inclui o fechamento de parcerias e é nisso que estamos trabalhando no momento.”

Quantas pessoas trabalham hoje no mecasar?

“Hoje o mecasar conta com seis profissionais dedicados na equipe principal, além da equipe comercial e especialistas terceirizados que prestam suporte nas áreas anexas ao negócio.”

Qual foi a fase mais difícil da sua startup?

“A fase mais difícil foi o boostrapping, pois apesar de trabalharmos muito, não obtínhamos retorno rápido nem tração suficiente para evoluir o negócio de acordo com a nossa estratégia, era uma sensação de assistir a um filme que você ama e conhece todo o roteiro em slow motion . Os desafios atuais estão ligados ao movimento contrário, ao crescimento rápido da equipe, às necessidades de ferramentas gerenciais que nos ajudem a manter o processo tão eficiente e controlável como quando éramos apenas dois.”

Quais os canais de divulgação que você usa para chegar aos seus usuários?

slide2-rings “Como o mecasar é uma plataforma web/mobile, trabalhamos a divulgação da mesma maneira. Utilizamos ads, redes sociais, links patrocinados, link building, banners, mailings, entre outros canais web. Ainda assim, o setor exige que participação em algumas frentes offlines tradicionais como feiras e grandes eventos do setor e, por isso, trabalhamos com parcerias que favorecem o branding.”

Como é a estratégia para buscar os parceiros? E como pretende monetizar sua startup?

“O mecasar busca parceiros ativamente, dentro e fora da internet. Apesar de estarmos localizados em Curitiba, temos parceiros em diversas cidades do Brasil. A monetização vem através dos fornecedores que investem para terem suas empresas indicadas para os casamentos que têm maior possibilidade de geração de negócio.”

Hoje em dia o universo de startups voltadas a internet, tem a maioria dos seus CEOs e Co-founders homens, o que você acha disso? Te atrapalhou em algum sentido na sua empresa?

“Há uma lógica nisso, pois a maioria dos CEOs fundadores são os próprios desenvolvedores do MVP(produto minimamente viável) de seus negócios, e o mundo da tecnologia ainda tem maioria masculina. Porém, em produtos como o mecasar, que atende basicamente o universo o feminino, há uma expectativa de comando e estratégia feminina, uma necessidade de experiência real. Passei por algumas situações engraçadas e até um pouco sexistas no início do mecasar, quando participava de eventos de empreendedorismo e percebia que os homens mudavam de assunto quando eu chegava na roda, trocando os temas de negócios por amenidades. Ainda sinto uma certa barreira quando trato com profissionais mais velhos que ainda tem aquele resquício de sociedade paternalista, mas, em contrapartida, sei que posso contar com o respeito e a parceria do meu sócio, Arthur Furlan, que me dá liberdade para tomada de estratégias e decisões.”

Situação da Startup: Lançada

Site: mecasar.com

Fase: Recebeu investimentos / Evolução do Produto

Fanpage: www.facebook.com/mecasar

Twitter: @mecasar

E-mail: [email protected]

Ana, deu até vontade de casar :) Parabéns, cuidar dos sonhos das pessoas não é uma missão fácil, desejamos então muita sorte e sucesso!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: [email protected]

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +

 

Use Facebook to Comment on this Post

4 Comments

  1. Rubens Blajberg / 6 March, 2013 at 4:42 pm / Reply

    Legal o produto… tem varias categorias, mas eu sugiro uma: “o pedido” :D

    • Talita Lombardi / 7 March, 2013 at 3:21 am / Reply

      Boa ideia!! Vou passar para o pessoal do mecasar ;)

  2. Pingback: Startups que Passaram por aqui | Startups Stars

  3. Euro / 11 May, 2017 at 7:57 pm / Reply

    Cotação Euro Hoje - Melhor Cotação do Euro Turismo Hoje é na Câmbio Store. Cotação Euro Hoje - Confira Aqui A Melhor Cotação Entre as Casas de Câmbio Em Todo Brasil para Comprar Euro Turismo Hoje. Plataforma 100% Segura & Digital!

Leave a Reply