Aprenda Comigo | Startup da Vez

1
26 February, 2013 at 12:28 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Boa noite queridos leitores!

Hoje, mais uma startup para vocês conhecerem, ela surgiu em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte/MG e quem conversou comigo  foi o Paulo Pereira, Co-Founder do Aprenda Comigo. Em resumo, temos hoje uma plataforma colaborativa de conteúdos para aprendermos um pouco mais sobre tudo, vamos saber um pouco mais? :)

O que é o AprendaComigo?

“O AprendaComigo é uma comunidade virtual que tem por objetivo levar o conhecimento de forma colaborativa por meio de vídeos instrutivos. A plataforma mediadora com características de agregador temático colaborativo reúne e exibe conteúdos produzidos por pessoas que desejam compartilhar o que sabem. Nossa proposta é descentralizar a fonte de consumo do saber, atuando como ferramenta auxiliar na formação intelectual, tornando o aprendizado uma experiência rápida e eficaz.

Buscando atingir o sucesso no que diz respeito à nossa meta, que é transformar a educação, apresentamos diferenciais como um ambiente adequado e agradável para adquirir conhecimento, filtrando ruídos e permitindo um acesso estimulante a qualquer hora do dia, independentemente do local em que se esteja.”

Como surgiu a ideia?

“Acreditamos que todos podem aprende e ensinar. Assim, com o propósito de levar o conhecimento às pessoas, nós, jovens empreendedores e sócios de uma empresa de criação e desenvolvimento de sites e sistemas, trabalhamos numa ideia que resultou no AprendaComigo.

A proposta inicial era a criação de um site voltado para o aprendizado, que instruísse de forma gratuita, mas com foco apenas em aprendacomigo.2jpgculinária e dicas do lar. Porém, após algumas discussões o foco se expandiu, envolvendo outras áreas de conhecimento.”

 Qual a situação atual da sua empresa? 

“Creio que já passamos pelo período de validação da ideia, agora a nova etapa é a validação da aplicação do modelo de receita do AprendaComigo. Além do investimento pessoal dos três cofundadores, atuamos hoje no bootstrapping, pois somamos outros empreendimentos, mas estamos em busca de investidores e/ou parceiros.”

 O que você busca para sua startup ?

“Buscamos investidores, parceiros, incubadoras que acreditem no conceito e modelo do AprendaComigo, que é o de compartilhar conhecimento.”

 Quantas pessoas trabalham hoje no Aprenda Comigo

“Somos oito: os cofundadores atuam no AprendaComigo e outros empreendimentos próprios. Os demais trabalham part time para o AprendaComigo. Somos uma equipe multidisciplinar com: Engenheiro de Softwares, Desenvolvedores, Jornalista, Administrador, Contador e Engenheiro de Automação. (www.aprendacomigo.com.br/pages/team)”

Qual foi a fase mais difícil da sua startup ou qual o desafio atual?

“Será que existe fase fácil para uma startup? O momento mais crítico foi no início, quando decidimos largar muito de nossas vidas profissionais e outros projetos. Isso não foi fácil. Para darmos início ao Aprendacomigo foi e tem sido preciso investir muita dedicação, além de tempo e recursos para darmos vida a um sonho.

Na escada, quando subida degrau a degrau, os passos são mais firmes e encorajadores.

Ressalto que a falta de investidores é um fator que até a presente data presente não fez o AprendaComigo desacelerar, pois nosso principal objetivo era e ainda é agregar valor ao projeto. Isso, a fim de não sermos apenas mais uma startup, e podermos apresentar mais que uma ideia, mas uma plataforma escalável e sustentável, por isso ainda do bootstrapping.

Não tivemos, ainda, “investidores anjos”, apesar de já termos tido duas oportunidades de boas parcerias. Mas estamos em busca de investidores, pois a nova etapa do AprendaComigo demanda recursos para que o ganho do market share seja de forma mais avassaladora.”

 Quais os canais de divulgação você usa para chegar aos seus usuários e parceiros? 

“Até o momento, toda divulgação do projeto foi feita por meio do marketing boca-a-boca e da Internet, utilizando redes sociais como o Facebook (www.fb.com/aprendacomigo) e Twitter (@aprendacomigoo), além do envio de releases e textos a veículos de mídia que têm a ver com educação, tecnologia, empreendedorismo digital, enfim, com o foco do projeto.”

 Como você enxerga a empresa em 2 anos?

“O AprendaComigo é uma plataforma onde o próprio nome estabelece uma relação de aprendizado do ser humano com outro ser humano, ou seja, objetivamos, em 2015, ser referência em compartilhamento de conhecimento de qualidade e acesso democratizado.

Nossa meta é que o AprendaComigo influencie diretamente na educação. Estamos cientes dos grandes desafios que estão por vir, mas acreditamos que o objetivo do projeto tem sido cumprido. Temos trabalhado bastante na busca de um sucesso ainda maior, pois apostamos no AprendaComigo se tornando mais do que uma ferramenta que auxilie na formação, mas uma espécie de “escola pública” à disposição de quem quer aprender, considerando que cada “aprendente” tem um pressuposto de aprendizado distinto.”

Site: www.aprendacomigo.com.br

Fase: Em busca de Investidores Anjos/ Incubadoras

Fanpage: www.fb.com/aprendacomigo

Twitter: @aprendacomigoo

E-mail: [email protected]

Segue um dos canais de Ruby:

https://www.aprendacomigo.com.br/channels/rubybrasil/episodes/1-removendo-acentuacao-direto-na-consulta-do-postgresql-no-rails

Nota

Paulo desde começo esta super apoiando o Startups Stars, obrigada pela atenção :) Gente, vamos conhecer um pouco mais da plataforma deles e dar um feedback, o que vocês acharam?

Mil Beijos

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

@talilombardi

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply