Data Goal | Startup da Vez

1
23 May, 2013 at 3:31 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Boa Noite!

Hoje mais uma startup direto de BH para o Startups Stars… Se chama Data Goal, uma empresa que trabalha para o mercado de B2B com soluções para pesquisas. O fundador Daniel Boaventura, é formado em Design Gráfico e especializado em gestão de marcas, vamos saber agora todos os detalhes da Data Goal.

Startup Data Goal

Startup Data Goal

O que é o Data Goal?

“Atuamos no mercado B2B, atendendo empresas de pesquisa na parte de tecnologia para gestão e coleta de dados em campo. Para isso, contamos com um ambiente web onde a pesquisa é configurada, os questionários criados e a equipe cadastrada. Após essa configuração, a equipe vai à campo levando consigo um dispositivo Android com nosso App para aplicação dos questionários, ao invés de levar uma caixa repleta de formulários em papel.

No app cada membro da equipe tem seu login, e assim eles recebem do servidor as pesquisas e questionários que estão associados à eles. Após a aplicação dos questionários, a coleta é enviada ao nosso servidor via 3G ou Wifi, e vai direto para a base de dados, dispensando a etapa de digitação dos formulários em papel.

Durante a coleta em campo, a empresa de pesquisa pode acompanhar a evolução pelo ambiente web. Onde mostramos indicadores de produtividade, como o previsto x realizado de cada cota, tempo médio das entrevistas, média de entrevistas por dia, desempenho de cada membro da equipe, localização geográfica de cada coleta realizada, estimativa para o término da coleta, entre outros.

Nosso objetivo é dar mais controle para os institutos no momento mais crítico da pesquisa, que é quando a equipe vai à campo realizar as coletas. Enquanto economizamos muito tempo e dinheiro ao dispensar a impressão dos questionários, transporte do material a campo, digitação dos questionários e consistência da digitação.

Para facilitar o acesso à tecnologia, nosso modelo de negócio é SaaS. O instituto paga apenas pelo que usar através de créditos que são debitados a cada coleta.”

Como surgiu a ideia?

“Minha sócia trabalhava como coordenadora de projetos em um instituto de pesquisa. E eu como designer numa empresa de TI. Após dois anos vendo as dificuldades que ela enfrentava para conduzir a coleta em campo, começamos a trocar idéias de como facilitar e agilizar esse processo. Ao longo desse período, as idéias se tornaram funcionalidades e a lista de requisitos do sistema foi tomando forma. E em janeiro de 2012 a startup nasceu, ainda somente com a lista de requisitos, muitas idéias e uma enorme vontade de empreender.

Não tínhamos conhecimento técnico em programação e nem recursos financeiros para um investimento alto. Saímos de nossos empregos, juntamos nossas economias, utilizamos os contatos que temos na área de TI e partimos pro desenvolvimento em maio de 2012. Esses contatos foram muito importantes, porque viabilizaram nosso projeto dentro de um orçamento reduzido.

Neste momento fiquei responsável pela elaboração das interfaces e usabilidade do sistema, enquanto também coordenava o desenvolvimento junto com os programadores. E minha sócia, Erica Elias, validava os recursos e funcionalidades na medida em que ficavam prontos.

Após um ano de desenvolvimento e crescimento profissional, conseguimos lançar o produto para o mercado. Que nos recebeu muito bem neste primeiro mês com feedbacks positivos e construtivos, gerando nosso roadmap para a próxima atualização.”

Como funciona a busca de empresas / institutos para utilizarem o sistema de vocês?

“Neste primeiro mês de lançamento estamos buscando as empresas de Belo Horizonte, e nos próximos buscaremos em São Paulo e Rio de Janeiro. O que fazemos é criar um pipeline de prospects através de buscas no Google. Depois fazemos as ligações buscando as pessoas certas para nos ouvir em cada empresa.”

Pode apresentar seu time que quiser.

“Nosso time é formado pelo Djavan Fagundes (Analista de Testes), Leonardo Casasanta (Desenvolvedor Android), Charles Schaefer e César Oliveira da UaiTi (Desenvolvedores PHP), Nayara Namorato (Front-end), Filipe Sales (Sócio e Consultor Jurídico), Erica Elias (Sócia e Comercial) e Daniel Boaventura (Sócio e Gestor).”

Qual a função social do Data Goal?

“Temos uma política de viabilizar o sistema para pesquisadores e universidades que estão conduzindo pesquisas sem fins lucrativos. Estamos modelando algo parecido para aplicar às Startups que precisam fazer pesquisas de mercado.
Reduzimos drasticamente o gasto com papel nas empresas de pesquisa, já que o questionário é eletrônico.”

Site: http://datagoal.com.br/

Fase: Em busca de tração e parceiros

Facebook: https://www.facebook.com/datagoal

Linkedin: http://www.linkedin.com/company/data-goal

E-mail:[email protected]

Vídeo:

Daniel e todo o time do Data Goal, parabéns pela Startup! Muita sorte para vocês!

Até amanhã!

Bjs

@talilombardi

Minha Fan Page

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply