desej.us | Startup da Vez

1
27 March, 2013 at 11:37 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Boa Noite!

Há quem diga que não gosta de presentes, mas todo mundo no final adora ser surpreendido, mas existem ocasiões que dar presentes é uma tradição como em um casamento, chá de panela, aniversário de criança, no meu aniversário :) A startup desej.us foi mais além, as pessoas criarão suas listas para pararem de receber presentes que não desejam, deixando de ser apenas em momentos tradicionais, como eu citei acima e se tornando parte da nossa rotina manter nossa lista atualizada, quem nos passou todos os detalhes foi o Jeferson Silveira, fundador do projeto.

logo-desejus-beta

O que é o desej.us?

“É uma plataforma online onde permite que você crie uma lista de desejos e compartilhe com seus amigos e familiares.”

Como surgiu a ideia?

“O desej.us é uma ideia que surgiu em meados de 2007, quando percebi que seria interessante criar uma plataforma na internet onde as pessoas pudessem criar suas listas de desejos e compartilhar entre si, com o fim de concretizarem seus desejos de maneira colaborativa. Logo que surgiu a ideia comecei a desenhar como seria o site, mas por conta de outros projetos em que eu estava envolvido, não consegui me dedicar a iniciá-lo.

Após 3 anos, em meados de 2010, tive a intuição de que era a hora de retomar o projeto, mas só recomecei de maneira efetiva em maio de 2011. Nessa data coloquei a mão na massa, desenhei as primeiras telas, registrei o domínio, e comecei o desenvolvimento. Não foi fácil, entre a data do inicio do projeto e o lançamento da versão beta pública, tive que parar por 4 meses para finalizar outro projeto que estava em andamento. Na retomada do projeto, fiz alguns ajustes de finalização e liberei uma versão beta fechada para alguns amigos, por 2 meses, para que eu pudesse avaliar algumas funcionalidades. Finalmente, no final do mês de julho de 2012, ocorreu o lançamento da versão beta pública e o resultado é este que está no ar.

O desej.us é uma ideia própria, desenvolvi tudo, desde a concepção, passando pela programação, até o marketing. Mas claro que, a família e os amigos, sempre estiveram presentes em todas as fases, seja colaborando, testando, compartilhando, curtindo, motivando e por ae vai :). Com toda certeza, sou muito grato a todos que me apoiam e se envolvem com as ações do projeto.

Trabalho na área de internet a mais de 11 anos (Web Develop/Design). Além do projeto desej.us, atuo também como consultor de sistemas em uma empresa de software da área de gestão aqui em Porto Alegre.”

Qual a situação atual da sua empresa e o que você busca para sua startup ? 

“Recentemente tenho pensado na necessidade de um time, como disse, eu toco tudo sozinho, do café a estratégia, passando pelo desenvolvimento e marketing, neste contexto, tenho visto que uma equipe é muito importante. Gostaria de deixar aberto meus contatos para que interessados venham conversar comigo, seja eles investidores, amigos, interessados em ser co-founders, parceiros. Acredito que este pode ser o próximo passo.”

Qual foi a fase mais difícil da sua startup ou qual o desafio atual?

“O desafio atual está sendo de tornar o desej.us conhecido. Eu tenho dificuldade na questão de imprensa, na realidade entrei em contato com alguns sites que me deram atenção, responderam, os que achavam que minha pauta não era relevante para publicação me retornaram, porém de outros não obtive retorno.

Mas existem muitos, como tu que apoiam a causa e estão fazendo um ótimo trabalho.

Outro detalhe é a equipe, acredito se somar pessoas com qualidades técnicas e estratégicas distintas, pode trazer novos horizontes para o desej.us, neste contexto deixo teu canal para isso e estou aberto para um ou vários cafés :)”

Quais os canais de divulgação você usa para chegar aos seus usuários? 

“Acredito no comportamento de compartilhamento dos usuários brasileiros, onde quando um usuário compartilha com seus amigos, por sua vez, eles e outras pessoas acabam aderindo a ideia que criam suas próprias listas, compartilham, e assim sucessivamente.

As ações em mídias sociais também fazem parte da divulgação e quando possível a divulgação em sites do meio como o StartupsStars.”

Vocês tem algum tipo de parceria comercial com as lojas que as pessoas escolhem os produtos desejados? 

“Este é o passo atual, ainda não possuo nenhuma parceria formalizada. Em paralelo com as prioridades levantadas a partir dos feedbacks dos usuários, o objetivo agora é buscar conversar com os e-commerces brasileiros de forma proativa e também através dos pontos de contato disponíveis no site.

Uma iniciativa foi a utilização, inicialmente da APi do Google Shopping e recentemente substuí pela do Buscapé para busca de produtos, caso o usuário, no momento do cadastro de um novo desejo, queira buscar algo diretamente pela plataforma, ele tem esta possibilidade.”

Como você enxerga a empresa em 2 anos?
“Com um número de usuários significativa, realizando seus desejos, da forma com o objetivo da plataforma, de revolucionar a forma de dar e receber presentes, tornando simples, social e divertida, independente de qual seja a ocasião, mantendo todos os desejos centralizados e deixando claro o que realmente faz sentido para cada usuário.

Isto para lojas ON como OFF.”

Mas porque lojas off-line também? 
“Encorajaremos os lojistas que tiverem interesse em cadastrar seus produtos da loja física, onde a partir de um cadastro que será liberado em breve, será possível gerar um QRCode para cada produto que poderá ser afixado junto ao mesmo em sua etiqueta, na vitrine em um e-mail.
Em um exemplo prático, quando um usuário do sexo feminino estiver passeando pelo shopping e ver uma bota linda na vitrine, ela saca o smartphone, aciona o app** do desej.us e escaneia o QRCode. Automaticamente as informações são carregadas e naquele momento o usuário confirma e já adiciona aquele produto, a bota no neste exemplo, à sua lista.”

** o app para o desej.us está no roadmap.

Situação da startup: Lançada

Site:- desej.us

Fase: Em busca de C0-Founders

Facebook:  http://www.facebook.com/desej.us

E-mail: [email protected]

Jeferson, parabéns pela iniciativa e pela coragem de tocar até agora esse projeto sozinho, tenho certeza que você vai encontrar alguém muito legal para ajudar na sua startup, que é maravilhosa!

Até amanhã! Bjs

 

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: [email protected]

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Talita no Youtube

 

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply