Beagle Bioinformatics | Startup da Vez

3
6 February, 2013 at 1:30 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  3 Comments

Boa Noite!

Essa semana estou muito feliz com os acessos, obrigada a todos :)

Amigos médicos, estudiosos, pessoas de universidades e laboratórios, pesquisadores, curiosos e todo mundo, hoje, vamos a um lançamento muito especial para mim, pois é uma empresa que foi fundada por um amigo meu da época que acessávamos o mIRC no canal #jampa. Ele fez doutorado na USP e atualmente mora no Chile, onde participa do projeto Startup Chile, meu querido Vinícius Maracaja (@vin_maracaja) CEO e founder da startup Beagle Bioinformatics,:

O que é a Beagle Bioinformatics?

“A Beagle Bioinformatics é uma fábrica de ideias que tem como objetivo o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para as ciências da vida. O nosso foco principal é aproximar o que acontece dentro do âmbito científico das ciências da vida ao público geral, democratizando o acesso a essa informação.

Hoje contamos com dois projetos principais, a NimbusGene, uma plataforma para gerenciamento de projetos, armazenamento de dados, trabalho colaborativo e análises automatizadas para projetos genoma na nuvem. A nossa ideia é democratizar o estudo do DNA com uma plataforma completamente amigável, de maneira que  biólogos, médicos ou geneticistas possam fazer suas análises de maneira fácil na nuvem.

O segundo se chama Project Dodo, uma plataforma de crowdfunding para projetos genoma. Todos os projetos bem sucedidos do Dodo terão um espaço gratuito para exploração e estudo colaborativo na plataforma NimbusGene.

Ambos estão previstos para lançamento entre os meses de abril e maio.”

Como surgiu a idéia?

“A ideia para as duas plataformas surgiram durante o meu doutorado em Bioinformática na USP. Tive contato direto com grandes laboratórios de pesquisa no Brasil e no exterior, e vi o quanto era difícil para os biólogos, médicos ou geneticistas darem continuidade as análises dos dados que saiam do sequenciador de DNA. Sempre precisavam de um bioinformata, que é um profissional caríssimo e escasso no mercado.

A ideia do Project Dodo surgiu logo após o boom das plataformas de crowdfunding, como Indiegogo, Kickstarter e Catarse. Imaginei o quanto isso poderia facilitar o acesso e a exploração dos mais variados tipos de projeto genoma, auxiliando pesquisadores e estudantes em todo o mundo para darem continuidade às suas pesquisas.”

Qual/Quais a cidade(s) que vocês atuam hoje?

“Hoje temos gente trabalhando em Santiago do Chile, João Pessoa e São Paulo, mas nosso foco é o mercado mundial.”

 Qual a situação atual da sua startup?

“A empresa contou inicialmente com um pequeno investimento pessoal, a verba do Start-Up Chile e com 24 mil dólares em serviços na nuvem por parte da SoftLayer Technologies, através do seu programa SoftLayer Startup Catalyst.”

O que é o projeto startup chile?

“O  Start-Up Chile é um programa do governo chileno que tem como objetivo tornar o Chile o novo polo mundial de tecnologia. Eles fornecem o working space, uma rede de networking fantástica tanto dentro do Chile, quanto no exterior, e 40 mil dólares não reembolsáveis para você colocar na sua ideia.

Hoje, diversos países estão adotando programas do tipo, inclusive o Brasil, com o Startup Brasil que foi lançado no final do ano e abrirá um chamado para startups no mês de março.”

Quantas pessoas trabalham hoje na Beagle Bioinformatics?

“Atualmente contamos com um grupo de seis pessoas, com expertise em bioinformática, programação, marketing e design.”

Qual foi a fase mais difícil da sua startup ou qual o desafio atual?

“Com o NimbusGene estamos lidando com temas que envolve inúmeros desafios relacionados com pesquisa e desenvolvimento. Estamos sempre trabalhando em busca de algoritmos computacionais mais eficientes para desenvolver as análises de bioinformática. Ou seja, é um desafio constante. E isso é o que fascina todo o nosso grupo.”

Qual seu público alvo?

“A plataforma NimbusGene tem como alvo todas as áreas que fazem uso de sequenciadores de DNA. Aí incluímos pesquisadores em universidades e institutos de pesquisa, hospitais, toda a indústria farmacêutica, agroindústria, mineralogia, de petróleo, etc. Com o barateamento das tecnologias de sequenciamento de DNA, o sequenciador estará presente onde você menos imagina.

Já a plataforma de crowdfunding tem como alvo estudantes e pesquisadores nas Universidades de todo o mundo. Primeiramente, lançaremos a plataforma em língua inglesa, mas também estamos programando seu lançamento em português e espanhol.”

Quais os canais de divulgação você usa para chegar no seu público alvo?

“Estamos participando de diversos eventos científicos divulgando os nossos projetos, mas também temos utilizado as redes sociais e blogs como meios de divulgação.”

Como você enxerga a Beagle Bioinformatics em 2 anos?

“Hoje temos poucos concorrentes no mundo, e somos os únicos com um produto como a NimbusGene em todo o hemisfério sul. Esperamos que em 2 anos a NimbusGene seja a líder no mercado da América Latina, competindo de igual pra igual com os concorrentes que temos nos Estados Unidos.”

Situação da Startup: Em fase de lançamento

Site: beaglebioinformatics.com

Fase: Investimentos pessoal/terceiros e fazem parte do Startup Chile

Fanpage: www.facebook.com/beaglebioinfo

Twitter:  @BeagleBioinfo

Contato:  [email protected]

Nota

Fico muito feliz em ver um Paraibano fazendo a diferença! Mais feliz ainda por ver que as startups não são apenas uma maneira de entretenimento, mas que podem salvar vidas, ajudar profissionais de todas as áreas, como o pessoal do Hand Talk, que estão de parabéns pelo prêmio recebido ontem em Dubai.

Vinicius querido, parabéns pelo seu projeto, estou muito orgulhosa de você!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

Use Facebook to Comment on this Post

3 Comments

  1. rockthestage.net / 18 February, 2013 at 10:02 pm / Reply

    I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for you?
    Plz answer back as I’m looking to construct my own blog and would like to find out where u got this from. cheers

  2. Pingback: Startups que Passaram por aqui | Startups Stars

Leave a Reply